INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE NA OFICINA DE INFORMÁTICA DA UNAPI

Autores

  • Danielle Samara Vera Oliveira Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Jessica de Oliveira Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Maria Juana Beatriz de Lima Candanedo Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Paola Carvalho dos Santos Oliveira Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Arthur Duarte Fantesia Costa Cruz Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Mateus De Oliveira Ortiz Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Suzi Rosa Miziara Barbosa Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

INTRODUÇÃO: A UNAPI (Universidade Aberta à Pessoa Idosa) é um projeto que tem como objetivo o envelhecimento ativo e saudável dos idosos e uma consequente melhor qualidade de vida. A oficina de informática é uma das atividades que a compõe, e esta visa à interação dos idosos com a tecnologia, embora já possuam certo contato de maneira indireta. Com esta oficina, procuramos melhoras na saúde psicossocial dos idosos. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A oficina é oferecida na frequência de dois dias por semana, sendo supervisionada pelos acadêmicos. No início foram ensinadas ações básicas, como ligar e desligar o computador corretamente. A partir de então, foram aplicadas atividades para mostrar os diversos recursos e programas que o aparelho oferece, tais como: Microsoft Office Word, Microsoft Office Excel e Internet. Com relação aos programas do pacote Office, foram realizadas atividades de digitação e formatação de texto para facilitar o controle pessoal de finanças no Word e; para a resolução de operações matemáticas, foi utilizado o Excel, como meio de criar tabelas simples e fórmulas e, com a internet, buscou-se a inclusão social por meio de redes sociais e sites de notícias. IMPACTOS: Todos os idosos mostraram-se muito satisfeitos com os conhecimentos adquiridos e também enfatizaram que, antes de iniciarem a oficina, o computador era um aparelho desconhecido e temido por eles. Já agora, eles se sentem parte do mundo digital e reconhecem os benefícios e facilidades que a tecnologia lhes proporciona. A utilização das redes sociais é um importante conhecimento, já que podem enviar e-mail e mensagens para familiares distantes. Os acadêmicos sentem-se realizados ao ver que ajudam nesse novo saber e, assim, tentam passar de uma forma dinamizada as habilidades que são usadas em um computador, fazendo com que os idosos sintam-se mais inclusos. Essa relação é essencial para vida pessoal e profissional do acadêmico, desenvolvendo a habilidade de compreensão e paciência quanto ao processo de envelhecimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com a oficina de informática os acadêmicos perceberam que as atividades proporcionadas são bastante satisfatórias para ambos os lados envolvidos. Isso porque, para os idosos, o conhecimento adquirido resulta em troca de experiências e diálogo. O projeto também contribui para a intergeracionalidade (relação entre gerações), pois acadêmicos e idosos atuam em conjunto, desenvolvendo e ampliando o conhecimento em ambos.