INTERESSES, LIMITES E POSSIBILIDADES DAS ESTRUTURAS CURRICULARES NA FISIOTERAPIA

Autores

  • Alberto Sumiya UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Leila Marrach Basto de Albuquerque UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Dirce Shizuko Fujisawa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Resumo

Introdução: O campo da formação do fisioterapeuta no Brasil, em termos de modelos curriculares, tem passado por transformações. Contudo, mudar exige um esforço consciente e coletivo para alinhar múltiplos interesses e atingir as metas acordadas, o que geralmente não acontece sem conflitos. Objetivo: Verificar as tensões que envolvem as mudanças curriculares do um curso de fisioterapia, a partir dos conceitos de campo, habitus e capital de Pierre Bourdieu. Metodologia: Pesquisa qualitativa com observações de campo e entrevistas com professores, utilizando roteiro semiestruturado e análise de conteúdo. Resultado: Existiram muitas resistências internas que impediram que o processo de mudança fosse mais amplo. Criaram-se disciplinas-chaves que deveriam interligar a matriz favorecendo a integração de conteúdos, porém estas funcionavam, em última instância, como outras quaisquer. Conclusão: Os professores seguiram jogando com as regras do campo, sem saber das suas determinações, ou seja, os agentes e seus habitus refletiram a estrutura existente, sem alteração das práticas, permanecendo um currículo linear disciplinar.

Publicado

26-09-2019