SIMULADOR DIDÁTICO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA

Daniel Girardi, Jefferson Luiz Brum Marques, Tatiana de Assis Girardi

Resumo


Introdução: Os ventiladores mecânicos atuais são sistemas complexos controlados por microprocessadores. Essa sofisticação requer adequado manuseio, conhecimento sobre as indicações e os ajustes dos parâmetros. Porém, treinar futuros profissionais da saúde é uma tarefa difícil, porque envolve seres humanos, os procedimentos são complexos e a infraestrutura necessária é de alto custo. Objetivo: Desenvolver um software (o Simulador Didático de Ventilação Mecânica, que é um simulador virtual baseado na web para auxiliar o processo de aprendizagem em ventilação mecânica invasiva e avaliar se o software pode auxiliar no ensino de ventilação mecânica invasiva. Metodologia: Para desenvolver o simulador, foram realizadas quatro etapas: 1) Revisão de literatura; 2) Extração e análise das sugestões dos trabalhos selecionados; 3) Desenvolvimento do simulador e 4) Estudo piloto com o Simulador Didático de Ventilação Mecânica. Resultado: O estudo piloto com o simulador foi realizado com 56 acadêmicos de fisioterapia e os resultados obtidos com o questionário, revelaram que mesmo sendo necessários ajustes no layout, na navegabilidade e no acréscimo de recursos, o simulador teve uma aceitação muito boa pelos acadêmicos, que relataram que o uso do simulador promoveu maior interesse e motivação para o aprendizado do assunto ventilação mecânica invasiva. Conclusão: O simulador está programado com alguns cenários clínicos encontrados em pacientes mecanicamente ventilados, está disponibilizado gratuitamente e em sua versão completa. Assim, os acadêmicos poderão se beneficiar com mais uma opção de simulador virtual baseado na web. O uso do simulador possibilita aos acadêmicos ficarem mais próximos daquilo que encontrarão em sua prática profissional, através de uma atividade interativa e contextualizada com a teoria, o que aumenta o interesse e a motivação em aprender, auxiliando o processo de ensino-aprendizagem em ventilação mecânica invasiva.

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A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.