RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS LOCAIS DE ESTÁGIOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA EM SOBRAL - CE

Autores

  • Denis Frota Guimarães Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA.
  • Danielle Gonçalves Fernandes Vieira Barbieri Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA.
  • Leandro Gomes Barbieri Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA.
  • Francisco José Carvalho Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA.

Resumo

INTRODUÇÃO: A responsabilidade social iniciou como um movimento nos anos de 1960 nos países do hemisfério norte, principalmente, no Canadá, EUA e os países da Europa Ocidental. Com a redemocratização e abertura econômica do Brasil no final dos anos de 1980 e início dos anos de 1990, as instituições nacionais voltaram o seu foco para este tema. O curso de fisioterapia das faculdades INTA busca através dos estágios supervisionados estimularem o vínculo profícuo entre a sociedade em geral e o profissional em formação, assumindo o compromisso de levar às diversas comunidades, dentro e fora do meio acadêmico, os benefícios advindos da aquisição e da aplicação dos saberes universitários. Com esta oportunidade o discente aplicar teorias e aprender, também e, sobretudo, a desenvolver uma postura ética e responsável frente a seu papel social. O propósito de promover esta experiência é incentivar o acadêmico de fisioterapia a entender o seu papel social e auxiliar no processo de formação do indivíduo como futuro fisioterapeuta que ajudará nas transformações da sociedade. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: No início do semestre, antes de iniciar os estágios supervisionados, os preceptores participam de uma capacitação em que o gestor de estágio do curso explica a importância do papel social que todos têm perante a sociedade em que está inserida. Logo, ao decorrer do semestre os preceptores separam alguns dias por mês para a realização da responsabilidade social de forma continuada, desenvolvendo ao longo do estágio ações voltadas para a saúde da mulher e da criança, saúde do idoso, saúde do trabalhador entre outras, conforme a necessidade do local. IMPACTOS: maior motivação dos acadêmicos que estão finalizando o curso, aumento da responsabilidade dos acadêmicos durante o estágio, melhoria no processo de ensino aprendizagem e maior conhecimento da profissão de fisioterapeuta pela sociedade menos favorecida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A aplicação da experiência da responsabilidade social de forma continuada pelos atores envolvidos no processo, professores e alunos, demonstrar a real necessidade do papel da fisioterapia perante a sociedade. De forma que possamos buscar um maior equilíbrio entre as classes sociais existentes e ter uma sociedade justa e igualitária.