A INTEGRAÇÃO DO ENSINO E EXTENSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO E DO CUIDADO A PELE DE UM GRUPO DE IDOSAS

Fabiana dos Santos Paixão, Fabíola dos Santos Dornellas Oliveira

Resumo


Introdução: Os cuidados com a pele na terceira idade são fundamentais para manter o brilho natural e evitar o ressecamento que agride as camadas da pele que, em geral, nessa fase da vida está mais fina e sensível. Um dos motivos para que a pessoa na terceira idade continue cuidando da sua saúde estética é por estar ligada a sua autoestima e colaborando para evitar a depressão e o desânimo. Os cuidados com a pele começa na limpeza de pele, para que ela fique preparada para a hidratação, quando os poros estão livres das impurezas o hidratante é mais bem absorvido mantendo o necessário equilíbrio da pele que é importante para preservar a umidade natural, além disso, ajuda na prevenção do aparecimento de novas marcas. Mesmo que seja uma pele que não costuma receber muitos tratamentos, pode começar do estado em que estiver e ainda assim obterá benefícios. O protocolo utilizado em uma limpeza de pele pode variar muito dependendo da necessidade da pele, se é seca ou oleosa e se possui algum problema na pele. Alguns protocolos são básicos podendo ser aplicados em qualquer tipo de pele. Descrição: Este trabalho teve por objetivo descrever a experiência de uma discente do curso de fisioterapia, ao orientar e aplicar uma limpeza de pele para um grupo de idosas que fazem parte do projeto de extensão Dançando com Idosos do curso de Graduação em Fisioterapia da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM A atividade ocorreu em uma manhã de sábado, dia primeiro de junho de 2019. O primeiro momento foi dado através de um treinamento aos discentes das orientações e prática de um protocolo básico de limpeza de pele. No segundo momento ocorreu a aplicação do protocolo básico de limpeza de pele: higienização da pele na face e pescoço, esfoliação suave, revitalização com máscara, aplicação de "Anti-aging" e finalizando com aplicação do protetor solar. No terceiro momento as idosas receberam todas as orientações dos cuidados que deveriam ter com a pele no dia a dia. Impactos: O desenvolvimento desta atividade leva aos acadêmicos a vivenciar uma experiência muito diferente, pois, quase não temos a oportunidade de participar de atividades dentro da área de dermato-funcional. Percebemos nas idosas uma alegria e satisfação que com certeza despertou o interesse em se cuidar mais e muitas relataram que estavam se achando mais bonitas. Considerações: Ao iniciar este trabalho achávamos que somente nós alunos ganharíamos com a experiência, mas percebemos que todos ganharam. Esse momento significou muito ao perceber que o idoso se sentiu bem consigo mesmo ao ser submetido a um procedimento estético podendo aproveitar o momento com alegria e alto astral e entendendo de que seguindo algumas orientações simples, pode fazer toda diferença para melhora da sua pele e por consequência de sua autoestima.

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A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.