ACADÊMICOS ESTAGIÁRIOS EM SAÚDE COLETIVA: A TUTORIA DE SEUS PARES E A PRATICA DA BIOÉTICA DA PROTEÇÃO EM SAÚDE PARA O CUIDADO CENTRADO NA PESSOA COM DOENÇA CRÔNICA

Autores

  • Hellen Marisco Brollo UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA
  • Gabriela Hauenstein UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA
  • Mayandra Aquino Moreira UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA
  • Natalia Adriane Lanius UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA
  • Nathália Arnoldi Silveira UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA
  • Mylena Stefany Silva dos Anjos UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA
  • Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA

Resumo

Introdução: A Estratégia de Saúde da Família é um cenário no qual a participação do acadêmico da Fisioterapia tem papel fundamental na construção da saúde e da educação das famílias com doença crônica. A prática da tutoria entre pares é um caminho que facilita o processo de aprendizagem, permite de forma sistemática o planejamento das ações, resolvendo problemas que possam ocorrer durante o processo. Descrição: Este relato de experiência tem como atores acadêmicos do 8º semestre do curso de Fisioterapia, estagiários em Saúde Coletiva (33 alunos), que fizeram a tutoria dos alunos do 4º semestre (31 alunos), disciplina de Bioética, e trabalharam com a comunidade cadastrada na ESF Acelino Flores, município de Cruz Alta/RS. O foco da atividade foi a visão da bioética centrada na pessoa, explorando a doença e sua experiência, entendendo a pessoa como um todo, elaborando um plano conjunto de manejo dos problemas e incorporando prevenção e promoção à saúde. Participaram 79 famílias, nas quais o critério de inclusão era ter alguma patologia crônica. Através de visitas domiciliares, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde, os acadêmicos avaliaram os pacientes, compreendendo sua realidade para após refletirem e construírem atividades capazes de levar mais saúde. As principais patologias crônicas encontradas foras: hipertensão arterial sistêmica, diabetes, osteoartrose, doenças na coluna, obesidade. Impactos: Este projeto trouxe para os acadêmicos diversos aprendizados que serão levados por toda a vida, pois pôde-se entender os pacientes como um todo, tendo contato com eles, dialogando e vendo o quanto nós fisioterapeutas somos importantes em suas vidas, evidenciando a relação entre paciente e fisioterapeuta. Portanto, o maior impacto que se pode observar neste projeto é como a fisioterapia proporcionou aumento na qualidade de vida desses pacientes com doenças crônicas, diminuindo os sintomas e melhorando a saúde geral. Também foi significativo o impacto do trabalho em conjunto com acadêmicos tutores e acadêmicos tutorados, com envolvimento em todas as atividades, de forma continua e menos formal, construindo ações de forma mais eficaz e imediata. Considerações: Dessa forma, conclui-se que as atividades realizadas neste projeto têm contribuído para a melhora da saúde física, mental e espiritual, elevando a qualidade de vida das famílias e promovendo o bem-estar. Isso se deve principalmente ao fato de haver diálogo, troca entre os saberes científico e popular, ensino e aprendizagem de ambos os envolvidos, gerando motivação na perspectiva de um compromisso à saúde junto à comunidade, através do cuidado integral, unindo e ampliando as estratégias de promoção, prevenção e proteção à saúde.