INSERÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS DE INSTRUÇÃO AS GESTANTES DA MATERNIDADE: UMA EXPERIÊNCIA VINCULADA AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Bruna Zanchetta de Queiroz, Maria Carolina Pereira e Silva, Yslla Ribeiro Silva Nascimento, Leticia Guimarães Peyneau

Resumo


Introdução: O estágio supervisionado é uma disciplina da grade curricular da instituição e é o momento que o aluno pratica tudo aquilo se aprendeu ao longo da trajetória acadêmica. É durante o estágio que passamos por dificuldades e também pela fase de amadurecimento, principalmente, intelectual e afetivo. Durante a nossa passagem pelo estágio percebemos a necessidade de implantar outras medidas para a realização da proposta da disciplina. Descrição: Na vivência do estágio supervisionado onde se passava na maternidade - Pro Matre em Vitória-ES, tivemos o intuito de instruir as mulheres que estavam na maternidade e os assunto abordados eram sobre orientação gerais e cuidados com o recém-nascido, aleitamento materno, massagem "Shantala" e estimulação o desenvolvimento neuropsicomotor do recém nascido. Realizamos dois momentos de conversas com as puérperas, o primeiro se deu através de conversa sobre todos os assuntos citados, onde percebemos um grande desinteresse das mulheres em relação ao bate-papo. O segundo momento se deu através da aplicação de um "QUIZ" e o ensinamento da massagem "Santalal", essa didática tinha o intuito além de instrui-las também diverti-las. Percebemos um efeito melhor da segunda abordagem, onde obtivemos um retorno de perguntas e dúvidas melhor quando comparado bate-papo sozinho. Mas independente da forma aplicada, sempre tinham aquelas pessoas que estavam atentas ao que falávamos e mostrávamos. Impactos: Essa experiência nos mostrou que o aluno precisa estar preparado para se adaptar e criar novas formas de abordagem ao paciente e além disso uma sensibilidade ao que as mulheres estavam passando no momento da conversa. Existia um grande fluxo de entrada e saída de pessoas do quarto onde elas estavam alojadas, somado a isso o cansaço de não conseguirem dormir uma noite completa de sono devido a inúmeros fatores e mesmo com todos os aspectos desfavoráveis, o resto de força que possuíam tentavam prestar atenção em tudo o que falávamos e mostrávamos. Considerações: A inserção dos alunos no estágio supervisionado é essencial para uma formação mais completa e mais humana, principalmente ao que se refere de cuidado com próximo, seja ele um recém-nascido ou uma puérpera. Mostrou-nos que mesmo recebendo pouca atenção em alguns momentos, para aqueles que estavam atentos, fizemos a diferença, pois ao final elas agradeciam.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.