A PRÁTICA DA HIDROCINESIOTERAPIA COMO ALTERNATIVA À SAÚDE FÍSICA E MENTAL

Gabriele Hauenstein, Hellen Marisco Brollo, Mayandra Aquino Moreira, Nathália Adriane Lanius, Nathalia Arnoldi, Mylena Stefany Silva dos Santos, Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho

Resumo


Introdução: A disciplina de Produção Textual, no currículo do curso de Fisioterapia, leva o aluno a pesquisar, aprofundar seus conhecimentos e praticar a escrita, fato importante para formação do profissional fisioterapeuta. A escolha do tema hidrocinesioterapia para a construção de artigos científicos é importante para o acadêmico, pois vai permitir uma caminhada em um campo de atuação significativo, que traz muitos benefícios a saúde física e mental. Descrição: Este é o relato de experiência de um trabalho de pesquisa bibliográfica, desenvolvido durante o primeiro semestre do ano de 2018, no qual os acadêmicos do quarto semestre do curso de Fisioterapia da Universidade de Cruz Alta, na disciplina de Produção Textual, elencaram temáticas para a construção de artigos científicos. O tema pelo grupo escolhido foi A prática da hidrocinesioterapia como alternativa à saúde física e mental". Através da busca bibliográfica, por meio evidências científicas publicadas, vários artigos construíram a pesquisa bibliográfica. O texto produzido foi compartilhado no coletivo, refletido e discutido, permitindo um conhecimento aprofundado sobre a pratica e os benefícios da hidrocinesioterapia. Metodologias ativas de aprendizagem permearam as apresentações, despertando nos acadêmicos do quarto semestre, um envolvimento e prazer pela temática. Impactos: A experiência da iniciação científica é de suma importância para agregar conhecimentos, proporcionando conteúdos e perspectivas que possam ser trabalhadas no campo universitário. Este contato com a pesquisa bibliográfica oferece aos acadêmicos a construção e geração de novos conhecimentos. É importante ressaltar que disciplinas do curso de Fisioterapia, como a Produção Textual, podem ser melhor trabalhadas quando o acadêmico traz para ela assuntos de seu interesse profissional. Também fica evidente que trabalhar através de Metodologias Ativas é um caminho que desperta maior curiosidade, envolvimento e aprendizagem aos acadêmicos. Considerações: Para os acadêmicos matriculados na disciplina de Produção Textual, do curso de Fisioterapia, foi experiência diferenciada e enriquecedora, que oportunizou um conhecimento aprofundado da prática da hidrocinesioterapia, fato determinante na sua formação acadêmica.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.