ADQUIRINDO CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO EM ATIVIDADES EXTRACURRICULARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA JUNTO AO PROJETO DE EXTENSÃO

Chrystiane Bacelo Barbosa Pereira, Dalger Eugenio Melotti

Resumo


Introdução: As atividades extracurriculares podem ser descritas como aquelas na qual não são obrigatórias, toda via se encontra sob a responsabilidade da instituição e fazem parte do currículo acadêmico. A prática da mesma torna a formação profissional mais abrangente, não utilizando somente das ações educativas ofertadas pela estrutura curricular, mas também expondo os estudantes às determinadas situações que englobam um conjunto de experiências e estímulos ofertados por meio das atividades instituídas. Este trabalho teve por objetivo descrever a experiência de uma discente do curso de fisioterapia do projeto de extensão em reabilitação pulmonar e a aquisição do conhecimento prático e teórico vivenciado na rotina do mesmo. Descrição: O projeto de extensão em reabilitação pulmonar é realizado na clínica Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM e promove um atendimento ao nível ambulatorial de pacientes com algum comprometimento no sistema respiratório. Os participantes do projeto são alunos do curso de fisioterapia, possuem noções básicas de avaliação, recursos mais utilizados e a disciplina do sistema cardiopulmonar. Este aprendizado prático simultâneo ao teórico é fornecido nas primeiras 03 semanas do projeto promovendo a inserção do aluno no processo de metodologia ativa, deixando o estudante de ser apenas um agente passivo e tornando-se um membro ativo na construção do saber, contribuindo em toda a avaliação e plano de tratamento do paciente. Sempre oferecendo o melhor atendimento ao paciente, o projeto conta também com momentos de discussões a respeito dos pacientes e artigos científicos para embasar o atendimento onde são trabalhados todos os pontos das patologias e suas correlações com os diversos ensinamentos aprendidos até então na formação acadêmica. Impactos: A experiência relatada permitiu melhor aquisição do conhecimento sobre as patologias mais tratadas no setor, bem como da postura ética e a humanização que devemos ter ao tratar o paciente. O conhecimento prático realizado simultaneamente ao teórico foi de grande contribuição para a fixação do conteúdo aplicado em sala de aula, aumentando o meu interesse pela área. Considerações: A minha inserção prática precoce dos conteúdos abordados teoricamente nas disciplinas da graduação possibilitou-me a um melhor aprendizado e adquirir um pensamento crítico e mais abrangente sobre as deficiências enfrentadas pelos pacientes, tornando-me mais responsável e ética com a convivência dos mesmos. A orientação bem aplicada pelo professor permitiu-me uma maior segurança, contribuindo para a facilitação no processo de aprendizado tão importante para o meu futuro.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.