EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE RISCO DE QUEDAS NA TERCEIRA IDADE POR UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Gabriel Paz de Lima UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Micaela Freire Fontoura UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Fabiano Gomes Miranda Pereira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Anne Beatriz Duarte da Conceição UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Lêda Rejane Soares Cunha UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Léa Furtado Veiga UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Marcia do Socorro Batista Drago UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Deusa Meriam da Silva Brito UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Resumo

Introdução: É configurado como idoso, no Brasil, aquele indivíduo com idade igual ou maior que 60 anos. O envelhecimento é um período de algumas transformações morfofuncionais, sociais e psíquicas, que podem afetar o equilíbrio, flexibilidade e coordenação; fatores que estão relacionados aos altos índices de quedas na terceira idade. Diante disso, a Atenção Básica (AB) pode atuar no esclarecimento e prevenção de quedas por meio de diversas abordagens. O Programa de Educação pelo o Trabalho para Saúde (PET/Saúde), surge como uma alternativa para atingir tais objetivos, uma vez que este é um programa vinculado ao Ministério da Saúde e Educação, o qual busca inserir estudantes de graduação no cenário da AB e do Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando o trabalho multiprofissional e o fortalecimento do sistema e da interação ensino-serviço-comunidade. Descrição: Realizou-se uma oficina para confecção de um cartaz com o tema de quedas em idosos, contendo alguns fatores de risco e maneiras de preveni-los. O material foi exposto nos corredores da Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Telégrafo - Belém/PA durante dois dias do mês de julho de 2019, por estudantes de várias áreas, como Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Educação Física e Terapia Ocupacional, que participam do PET/Saúde. Após a exposição, realizou-se uma dinâmica de verdadeiro ou falso com questões sobre o tema, ao passo em que dúvidas eram esclarecidas. Ao final da dinâmica, os indivíduos foram instigados a realizarem mudanças no seu estilo de vida, adotando hábitos saudáveis e compartilhando as informações recebidas com amigos e familiares. Impactos: A dinâmica impactou positivamente nos estudantes, na medida em que entendeu-se a realidade das pessoas que acessam a UMS, assim como as suas dúvidas em relação ao tema. Ademais, a experiência possibilitou o trabalho em equipe multiprofissional, assim como a compreensão da importância das ações desenvolvidas na AB. Considerações: Notou-se um bom nível de conhecimento a respeito de quedas pelos idosos. Porém, faz-se necessário demandar uma maior atenção acerca do tema na UMS, por meio de atividades físicas, equilíbrio e treino de marcha. Além disso, a educação em saúde realizada pela equipe é imprescindível para a formação da percepção dos riscos de quedas que estes idosos podem sofrer.