NARRATIVAS DIGITAIS: METODOLOGIA DE ENSINO NA SAÚDE

Rubia Mariano da Silva, Elisangela Schmitt Mendes Moreira, Vaneide Caldas Martins, Fabiane Alves de Carvalho Ribeiro, Viviane Lemos Silva Fernandescecília Magnabosco Melo

Resumo


Introdução: O complexo panorama de transformações que percebemos em nossa sociedade e a compreensão das tecnologias digitais como capazes de influenciar o contexto sociocultural em que vivemos, impulsiona a escola a introduzir as tecnologias digitais no processo de aprendizagem de forma mais responsável (COOL; MONEREO, 2010). As tecnologias digitais constituem-se importantes para a construção de ambientes cooperativos e possibilidades interdisciplinares. Novas maneiras de se pensar e conviver podem ser desenvolvidos no mundo da comunicação (PEREIRA et al, 2015). A Narrativa Digital consiste em uma combinação da arte de contar histórias com uma variedade de mídias, relacionadas diretamente ao uso das ferramentas tecnológicas, como o computador, dispositivos de captura de imagens e de áudio, bem como o uso de software para criação e edição das narrativas. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do uso da narrativa digital na disciplina Programa de Integração em Saúde na Comunidade V, alocada no 5 período de um Curso de Fisioterapia do Centro-Oeste brasileiro. Descrição: Participaram da proposta 45 alunos, 3 docentes e 3 equipes de Saúde da família do município de Anápolis. Procedeu-se com o desenvolvimento de um Projeto Saúde no Território e utilizou-se a Narrativa Digital como metodologia para registro, sistematização e apresentação da experiência. Foi utilizado o questionário do Google Forms para avaliação da metodologia pelo aluno. Impactos: Os alunos consideraram a metodologia adequada para a apresentação do Projeto Saúde no Território. Foram utilizadas as ferramenta tecnológica: Instagram, blog e vídeo. Foram apontados falta de conhecimento em edição e criatividade limitada como dificuldades encontradas no processo. Foi sugerido pelos alunos a continuidade de utilização desta metodologia, a divulgação dos resultados, bem como mais tempo para sua elaboração. Quanto à percepção docente, verificou-se motivação dos alunos, despertar de alunos com baixa participação em metodologias convencionais, facilidade na apresentação dos resultados, capacidade de sistematização dos eventos realizados. Considerações: A Narrativa Digital apresentou-se como uma metodologia viável no ensino superior para a apresentação de experiências do Projeto Saúde no Território. A metodologia apresenta-se como possibilidade de uma aprendizagem significativa para o aluno e lhe permite desenvolver habilidades e competências importantes no seu processo de formação.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.