VER-SUS/RN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Amanda Spínola Barreto UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP
  • Bruna Rafaely Melo de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN
  • Camila Medeiros de Sousa UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP
  • Daniel Peixoto de Aquino UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP
  • João Paulo de Sá Rodriguez UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP
  • Maria Beatriz de Azevedo Barbalho Silva UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP
  • Valéria Andrade Mariz UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN
  • Francisca Rêgo Oliveira de Araújo UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP

Resumo

INTRODUÇÃO: Relato de experiência de um estágio de vivência, ofertado pelo Ministério da Saúde, na realidade do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Norte (VER–SUS/RN). O VER-SUS (Vivência e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde) constitue importante dispositivo que permite aos estudantes universitários experimentarem um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, entendido enquanto princípio educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A vivência aconteceu na cidade de Alto do Rodrigues, localizada no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), na microrregião do Vale do Açu. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2010 sua população era estimada em 12.306 habitantes e sua área territorial de 191 km². Os versusianos, onze estudantes universitários, tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar a realidade dos seguintes serviços: Unidades Básicas de Saúde (UBS II, UBS V e UBS I - no distrito de São José), Hospital Municipal, CRAS, Aterro Controlado, Pocilga, Feira Livre, Mercado Municipal, Academias da Saúde, Escola Municipal, Programa VigiÁgua, além de visitarem a Delegacia Municipal, os Equipamentos de Lazer da Cidade (praças, ginásio esportivo e estádio municipal), assim como o Rio Piranhas-Açu que abastece grande parte da região e é utilizado, por parte da população, para fins de consumo domésticos e como ferramenta de lazer. Além disso, foram realizadas reuniões com gestores, profissionais e usuários, com o intuito de expor e debater a realidade local. Diariamente, os estudantes reuniam-se em uma roda de conversa para que, após cada vivência, as experiências fossem compartilhadas e discutidas. IMPACTOS: A imersão, por parte dos participantes, na realidade de saúde da cidade de Alto do Rodrigues, promoveu um conhecimento sobre o funcionamento do SUS e estimulou um pensamento crítico e reflexivo a respeito da intersetorialidade gestão-profissionais-usuários. Ao fim do período da vivência, em reunião com os três atores principais do SUS no município – gestão, trabalhador e usuário ?, foram apontados os principais pontos positivos e negativos do sistema de saúde da cidade. Para os presentes na reunião, ficou clara a importância da realização do VER-SUS/RN em Alto do Rodrigues. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A vivência na realidade do sistema único de saúde contribui para a formação técnica, científica e política dos estudantes envolvidos, na perspectiva interdisciplinar e intersetorial. Assim, torna-se uma ferramenta imprescindível para a complementação da formação de acadêmicos cientes da realidade e necessidades do SUS e aptos para a atuação profissional nas mais diversas áreas.