O USO DO KAHOOT COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM: APROXIMANDO OS DISCENTES DAS NORMAS DA ABNT

Andréa Carla Brandão da Costa Santos, Iza Neves de Araújo Nascimento, Maria Elma de Souza Maciel Soares, Olívia Galvão Lucena Ferreira

Resumo


Introdução: Com intuito de uniformização das informações documentais, os materiais são organizados de forma criteriosa, respeitando os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como guias e manuais. A Norma Brasileira 10520 (NBR 10520) que aborda Citações em Documentos, orienta a menção de informações extraída de outras fontes. Nas salas de aulas, é notável a dificuldade dos discentes em elaborar seus trabalhos científicos obedecendo às regras necessárias, resultando em resistência ao aprendizado, fazendo-se necessário a criação de estratégias que permitam a construção dessa habilidade. Nessa perspectiva, o trabalho com uso de metodologias ativas é um valioso instrumento favorecendo a interação entre os discentes, melhorando a qualidade de aprendizagem, a comunicação e a aquisição de novos conhecimentos. Descrição: A atividade foi desenvolvida na disciplina Metodologia do Trabalho Científico, ministrada aos alunos da Pós-Graduação de Fisioterapia em Terapia Intensiva, no momento em que foi abordado o conteúdo programático Citações em documentos". Inicialmente, foi ressaltado a importância dessa habilidade para a construção do trabalho de conclusão de curso. Em seguida, os alunos foram orientados de forma individual a acessar o link "https://kahoot.it/", onde previamente foi elaborado pelo professor várias questões abordando o assunto. Ao dar início ao jogo, as questões eram apresentadas e os alunos podiam marcar a alternativa que considerasse correta. No momento do jogo, o professor fazia intervenções, sempre que visualizava um percentual de erro nas respostas, já solidificando o conhecimento. A atividade foi bastante divertida e durou em média uma hora, sendo premiado os três primeiros lugares. No final, foi realizada uma roda de conversa com o intuito de avaliar a metodologia realizada. Impactos: A metodologia gerou socialização, estimulou ao aprendizado de forma lúdica e divertida entre os discentes promovendo rememorar o que foi aprendido na graduação. Considerações: A atividade foi considerada como base complementar de produção de conhecimento que proporciona ao discente familiarizar-se com as normas e a utilizá-las de maneira correta.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.