PROGRAMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS À LUZ DA TAXONOMIA DE BLOOM

Autores

  • Karina Durce CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO-SP
  • Renata Cléia Claudino Barbosa CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO-SP
  • Francine Lopes Barretto Gondo CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO-SP
  • Letícia Moraes de Aquino CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO-SP
  • Joyce Liberali CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO-SP
  • Jeanette Janaina Jaber Lucato CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO-SP
  • Ebe dos Santos Monteiro Carbone CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO-SP
  • Luciane Correia da Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO-SP

Resumo

Introdução: Nos últimos anos, o ensino superior nos cursos da área da saúde sofreu transformações importantes com o objetivo de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. Dentre os instrumentos amplamente empregados neste processo, destaca-se a taxonomia de Bloom que propõe 3 domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor. Neste estudo, será dado ênfase nas seis principais categorias do domínio cognitivo: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Tal perfil é exigido nas avaliações diagnósticas e na resolução de estratégias interdisciplinares por meio da resolução de situações - problema que podem ser apresentadas por meio de casos clínicos. Descrição: O Programa Práticas de educação, pesquisa e extensão em saúde, é realizado durante o estágio supervisionado do curso de fisioterapia de uma instituição de ensino superior particular de São Paulo, e propõe integrar as categorias propostas por Bloom aos casos clínicos utilizados nos processos de ensino-aprendizagem. Os docentes disponibilizaram casos clínicos complexos que envolveram temáticas atuais e questões relacionadas a raça, idade, gênero, diversidade sexual, deficiência, classe social e direitos humanos. A resolução do caso ocorreu de acordo com um cronograma previamente disponibilizado com atribuições semanais relacionadas aos níveis do domínio cognitivo da taxonomia de Bloom: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Na primeira atribuição os discentes foram orientados a identificar no caso os aspectos familiares, sociodemográficos, funcionais, éticos e profissionais. A atribuição seguinte envolveu os níveis compreensão, aplicação e análise da Taxonomia de Bloom, visto que, os discentes deveriam propor e interpretar instrumentos de avaliação das condições físicas, emocionais e fatores relacionados a qualidade de vida do protagonista do caso. Para contemplar a síntese, os discentes desenvolveram um plano terapêutico após discussão sobre as atribuições anteriores favorecendo, desse modo, a tomada de decisão. Na última atribuição os discentes apresentaram a estrutura do caso clínico compreendendo todos os níveis do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom, por meio da apresentação, interpretação do caso e elaboração de uma intervenção para o protagonista. Em todas as atribuições os discentes também foram orientados a desenvolver textos estruturados com limites de palavras e tempo para realização. Além disso, os discentes desenvolveram um vídeo educativo diretamente relacionado com a temática do caso com o objetivo de abranger a coletividade. Impactos: O projeto proposto favoreceu a construção do aprendizado por meio da análise crítica das informações do caso clínico com diversas situações - problema, integração e correlação teórico - prática previamente adquiridos para a elaboração de um planejamento terapêutico, assim como, a motivação para propor e desenvolver insumos que envolvem educação em saúde com a finalidade de abranger diversas populações. Considerações: O uso de casos clínicos à luz da Taxonomia de Bloom, contribui para o desenvolvimento de um raciocínio clínico, que vai além do domínio de conteúdo, enfatizando outras dimensões cognitivas, promovendo o pensar e agir para a integralização do cuidado em saúde.