QUALIDADE DE ENSINO SUPERIOR EM FISIOTERAPIA: VAMOS FAZER JUNTOS? UMA PROPOSTA DO CREFITO-7 DE APROXIMAÇÃO COM A ACADEMIA

Luciana Bilitário, Bruno Teixeira Góes, Helena França Correia

Resumo


Introdução: Dentre as propostas da Gestão 2018-2022 do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da sétima região está a atuação da Comissão de Ensino e Desenvolvimento Científico em Fisioterapia para fortalecer a relação com as instituições de ensino superior da Bahia. O objetivo da ação é aproximar o conselho dos cursos de graduação e pós graduação e discutir a formação do profissional fisioterapeuta na capital e interior do estado. Descrição: A comissão de ensino fez um planejamento de ação em três direções em 2019: conscientização sobre os malefícios do ensino na modalidade a distância em Fisioterapia; encontros com coordenadores de curso, docentes e discentes com o tema da Fisioterapia baseada em evidências; programa educacional EduCAFITO para debate das práticas de estágios e éticas. Impactos: Foram realizados 05 encontros com estudantes e professores no interior do estado, escolhidos por mesorregiões com o tema da Fisioterapia Baseada em Evidências; realizados 02 encontros da comissão de ensino com coordenadores de curso para aproximação dos docentes com o conselho; 05 reuniões da comissão de ensino com câmaras técnicas, visando discutir a formação do especialista e das especialidades na graduação; realizadas 02 apresentações para estudantes do projeto EduCAFITO. Considerações: As ações permitem uma aproximação do conselho com as IES, favorecendo o debate sobre uma formação profissional com maior qualidade, abrangendo também os estudantes nas ações, com escuta ativa das demandas dos professores e coordenadores.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.