PROJETO POEMA: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM BUSCA DA MELHORIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE FISIOTERAPIA

Maria Elma de Souza Maciel Soares, Andréa Carla Brandão da Costa Santos, Miriam Lúcia da Nóbrega Carneiro, Aliceana Ramos Romão de Menezes Araújo, Leonildo Santos do Nascimento Júnior, Ana Paula de Jesus Tomé Pereira, Pollyana Soares de Abreu Morais

Resumo


Introdução: Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais demonstram um aumento significativo no que diz respeito à oferta e procura de vagas no Ensino Superior no Brasil dos últimos anos. Para as instituições de ensino faz-se necessário a criação de estratégias que permitam a construção de competências e habilidades para o bom exercício e a identidade profissional dos discentes, além de fomentar a construção de atitudes que permita o desenvolvimento da cidadania, valores éticos e posicionamento na sociedade. Nesta perspectiva, é importante o acompanhamento de discentes e docentes, compreendendo as diferentes realidades educacionais e sociais, através de projetos que valorizem a melhoria do ensino-aprendizagem, nos âmbitos pedagógico, profissional e socioemocional. Esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento de práticas docentes e discentes que conduzam a promoção de melhorias no curso de Fisioterapia do UNIPÊ. Descrição: Esse projeto foi iniciado durante o semestre 2019.1 envolvendo 523 discentes e 49 docentes, a partir de ações voltadas a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. As ações foram realizadas de forma individual e coletiva. Dentre as ações individuais, foram realizadas: escuta qualificada dos representantes de turma no início e no final do semestre para identificar necessidades individuais e coletivas dos discentes e suas turmas, assim como orientações acadêmicas e pedagógicas, mediação de conflitos interpessoais, entre outros. As ações coletivas são realizadas a partir de diagnósticos dos problemas e necessidades em comum dos discentes e docentes. As mesmas ocorrem a partir de aulas; de oficinas de capacitação docente, de revisão de temáticas fundamentais para a formação do profissional generalista; ações para estímulo a monitoria, pesquisa e extensão; promoção de momentos de reflexões entre docentes e discentes a partir de atividade solidárias e humanas. Os impactos alcançados com o projeto POEMA contemplam os discentes que se tornam mais preparados para atuar em sua área de formação a partir da vivência contínua de conteúdos necessários trabalhados de forma dinâmica com uso de metodologias ativas, promovendo reflexão de situações a partir das atividades desenvolvidas pelo projeto. Além disso, quando são solucionadas as suas fragilidades através de orientações pedagógicas eficazes, os discentes obtém maior segurança e melhor chance de crescimento pessoal e profissional. Impactos: Os impactos deste projeto contemplam ainda os docentes, através de articulação de sua formação inicial com as necessidades em aperfeiçoar sua gestão em sala de aula, já que cabe ao professor a mediação entre o aluno e o conhecimento que lhe permita o entendimento da realidade social e a promoção do desenvolvimento individual. Essa mediação implica em articular a aprendizagem do aluno à formação continuada do professor vista aqui como uma contínua e dinâmica construção do conhecimento profissional e concebendo as contribuições teóricas como subsídios que possibilitem a reflexão e a orientação da prática profissional. Considerações: A importância deste trabalho reside no fato de promover o acompanhamento de discentes e docentes, compreendendo as diferentes realidades educacionais e sociais, através de projetos que valorizem a melhoria do ensino e da aprendizagem nos âmbitos pedagógico, profissional e socioemocional.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.