VIVÊNCIA DE GRADUANDAS NA GESTÃO DE UM NÚCLEO ACADÊMICO ESTUDANTIL

Autores

  • Leticia Tosts da Silva ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA
  • Maria Carolina Pereira ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA
  • Bruna Zanchetta de Queiroz ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA
  • Alessandra Miranda Ferres ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA
  • Isabelle Gadiolli Verzola ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA

Resumo

Introdução: O centro ou núcleo acadêmico é definido como uma entidade responsável por representar todos os estudantes de um determinado curso, proporcionando a realização de discussões, enfrentamento dos problemas encontrados, fiscalização das atividades da instituição. Além de garantir representatividade aos alunos nos diversos departamentos, colegiados e Comissões Próprias de Avaliação (CPA's) das instituições e promover cursos, jornadas e congressos que estimulem os alunos a serem futuros profissionais qualificados, promovendo um conhecimento extracurricular. Descrição: O Núcleo Acadêmico Carlos de Faria - NACAF é composto por discentes da graduação de fisioterapia da MESCAM e se divide em diretorias, as quais permitem otimizar as tarefas e demandas do núcleo. O núcleo é composto atualmente por 12 diretores dentre a presidência e vice-presidência, diretorias de formação profissional, marketing, secretaria, tesouraria e diretoria estudantil, além de 2 membros associados que auxiliam, principalmente, na diretoria de formação profissional. Os integrantes do núcleo são de diferentes períodos, dos mais iniciais aos finais, o que proporciona uma boa troca de aprendizado entre os mesmos e permite uma maior flexibilidade de horários para a realização das tarefas. A gestão se dá por um período de um ano. Impactos: A experiência liderando o núcleo acadêmico exigiu muita dedicação, responsabilidade e tempo e concomitante a isso trouxe muito aprendizado. Ao longo da gestão tivemos que lidar com alunos, profissionais, gestores e através dessa relação isso foi adquirida uma melhor postura profissional, ética, ampliação das redes de contato, além de uma maior vivência prática do fazer fisioterapêutico através de cursos, simpósios e jornadas oferecidos pelo núcleo. Considerações: A inserção precoce em atividades extracurriculares como a de gestão de um núcleo acadêmico permitem, associadas ao aprendizado teórico e prático das disciplinas, uma formação mais completa, permitindo ao aluno pensar de forma mais criativa, abrangente, saber trabalhar em equipe e liderar quando necessário. A interação dos graduandos com os profissionais já formados e com questões burocráticas das instituições permitem também um maior empoderamento dos alunos sobre seus direitos e deveres.