LIGA DE FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA DA USP: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Samantha Caroline Nahat Fratucci, Anna Luiza Bertin Henrique, Priscila Jusley Kim, Nayara Oliveira Santos, Carolina Melim Diogo Pereira, Filumena Maria da Silva Gomes, Renata Hydee Hasue

Resumo


Introdução: As ligas acadêmicas são compostas e dirigidas pelos próprios estudantes e são entidades independentes que oferecem oportunidades do aluno exercer a sua autonomia, liderança e organização, com novas práticas e conhecimentos. A LICOPERDÍNEO tem por finalidade permitir ao acadêmico de fisioterapia o aprofundamento a nível extracurricular de temas em Neonatologia e Pediatria, contando com a orientação de professoras do Curso de Fisioterapia e do Departamento de Pediatria. Aborda temas ligados ao desenvolvimento neuropsicomotor infantil, ao trabalho multiprofissional, avaliação e estimulação da Fisioterapia na Saúde da Criança, sedentarismo, e trabalho com especialidades médicas. Além do aprofundamento dos temas, a LICOPERDÍNEO busca ampliar a visão de atuação e mercado de trabalho da Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. Descrição: A LICOPERDÍNEO foi criada em 2016, com a proposta de oferecer aprendizado ao aluno através de projetos com temas na área de saúde infantil. Seu primeiro projeto contou com a elaboração de um guia de estimulação para bebês, estabelecido em função da parceria entre USP-SP e Fiocruz-RJ, que acompanhava o desenvolvimento de bebês nascidos de mães sintomáticas da infecção pelo vírus Zica. Em 2018, os alunos iniciaram visitas ao Hospital Universitário da USP para discussões de casos, mantendo visitas à Fiocruz-RJ para acompanhamento dos bebês, de forma a prestar uma assistência mais qualificada à estes bebês e suas famílias. Em 2019, iniciaram-se atendimentos ambulatoriais supervisionados, com foco infantil. Impactos: Em 2019, decorrente do acompanhamento dos bebês, graças à parceria com a Fiocruz, e a dedicação de 13 graduandos participantes da LICOPERDÍNEO, foi possível publicar o livro "Estimulação do Desenvolvimento Neuropsicomotor: Um Guia de Exercícios para o Recém-Nascido e Lactente". O livro traz conteúdos teóricos sobre o desenvolvimento e passo-a-passo de exercícios para auxiliar os pais e cuidadores a estimular os bebês expostos ao vírus Zica. Toda a elaboração do livro foi compartilhada com os pais dos bebês atendidos pela equipe da Fisioterapia, agregando mais qualidade à versão final. O acompanhamento dos bebês ainda gerou trabalhos científicos acerca das influência da educação em saúde no desenvolvimento dos mesmos, estando estes ainda em fase elaboração para publicação. Considerações: A Liga de Fisioterapia de Pediatria e Neonatologia da FMUSP dispõem de serviços de extensão universitária e programas de ensino voltados para o suporte adicional aos alunos durante sua trajetória acadêmica.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.