ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E AGILIDADE DE ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v7n15.a3

Palavras-chave:

Atividade física, Aptidão física, Índice de massa corporal, Adolescentes

Resumo

A pesquisa objetivou verificar a associação entre o nível de atividade física, o índice de massa corporal e a agilidade de adolescentes escolares da rede particular de ensino na cidade de Senhor do Bonfim/BA. Trata-se de um estudo de natureza transversal, com amostra de 75 alunos (35 meninas e 40 meninos), com idades entre 10 e 14 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de medidas de massa corporal e estatura (para posterior cálculo do índice de massa corporal), questionário para estimativa de nível de atividade física semanal, e um teste de agilidade (teste do quadrado). A normalidade dos dados foi verificada usando o teste de Kolmogorov-Smirnov. Os dados foram analisados por meio do Teste-t de Student, ANOVA de uma entrada com post hoc de Bonferroni e Teste U de Mann-Whitney, considerando o nível de significância de p<0,05. Os resultados mostraram que os meninos obtiveram melhor agilidade e foram mais fisicamente ativos do que as meninas. Do total de participantes, 13 apresentaram sobrepeso, e 17 foram classificados como sedentários. Não houve diferenças na agilidade considerando a classificação do índice de massa corporal ou nível de atividade física. Conclui-se que meninos são mais ágeis e praticam mais atividade física do que meninas. Todavia, a agilidade não apresentou associação com o índice de massa corporal nem com o nível de atividade física

Biografia do Autor

Ana Regina Leão Ibiapina Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí (2010), especialização em Grupos Especiais e Docência no Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Meio Norte (2011), formação em Residência Multiprofissional Saúde da Família e Comunidade (2016). É professora em regime de dedicação exclusiva do ensino básico, técnico e tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)/Campus Presidente Dutra. Foi presidente da Comissão de Avaliação de Programas e Projetos do Departamento de Extensão e Relações Interinstitucionais do IFMA no ano 2018. Atua na área da Educação Física com temas de interesse relacionados à atividade física, promoção de saúde na escola, saúde de adolescentes, saúde do trabalhador, práticas corporais e saúde coletiva.

Jéssica Gonçalves da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Graduada, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Jorge Luiz de Brito Gomes, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Doutor, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Ferdinando Oliveira Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Doutor, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil.

José Fernando Vila Nova de Moraes, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Doutor, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Downloads

Publicado

13-07-2021