INTEGRALIDADE NA SAÚDE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Maria Julia de Siqueira e Torres Nunes Asces-UNITA
  • Juliana Monteiro Costa Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)
  • Thálita Cavalcanti Menezes da Silva Faculdade Pernambucana de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v7n15.a4

Palavras-chave:

Integralidade em saúde, Fisioterapia, Educação superior.

Resumo

Objetivo: investigar a vivência da integralidade em saúde de estudantes do curso de fisioterapia. Métodos: estudo qualitativo, realizado em uma Instituição de Ensino Superior de Pernambuco, por meio de um grupo focal com estudantes do curso de fisioterapia. A discussão foi gravada, transcrita e analisada pela Técnica de Análise de Conteúdo Temática, a partir das três etapas propostas por Minayo. Resultados e discussão: as sete participantes da pesquisa eram do sexo feminino, com média de idade 23,4 anos. Observou-se um conhecimento aprofundado sobre a integralidade na saúde. Entre os fatores potencializadores, foram abordados o modelo de estágio integrado, a presença dos preceptores como auxiliares na formação do perfil profissional e a inserção precoce na prática com abordagem biopsicossocial dos sujeitos, com ênfase na atenção básica. Como principal fragilidade, foi citado o perfil do profissional com formação no modelo biomédico e consequente dificuldade em trabalhar no modelo de integralidade. Conclusão: as estudantes mostraram conhecimento acerca da integralidade na saúde, não apenas no seu conceito básico, mas incorporando o seu amplo sentido no cuidado aos pacientes. Elas percebem a complexidade dos sujeitos na sua totalidade, e não de forma compartimentalizada. Apesar dos resultados satisfatórios quanto à vivência e à incorporação da integralidade na formação das estudantes, por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa com um pequeno número de participantes e de apenas com um curso, não se pode generalizar os dados. Portanto, sugerem-se pesquisas com outras Instituições públicas e privadas de Pernambuco que ofertam o curso de fisioterapia.

Biografia do Autor

Maria Julia de Siqueira e Torres Nunes, Asces-UNITA

Fisioterapeuta, Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde (FPS, 2019). Profissional orientadora do Estágio Integrado do curso de graduação em fisioterapia da Asces-UNITA e docente da Uninassau-Caruar-PE da graduação em fisioterapia.

Juliana Monteiro Costa, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica (UNICAP, 2013). Docente da graduação em psicologia (FPS). Docente do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde (FPS). Docente do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde (FPS).

Thálita Cavalcanti Menezes da Silva, Faculdade Pernambucana de Saúde

Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica (UNICAP, 2019). Docente da graduação em psicologia (FPS). Docente do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde (FPS). Docente do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde (FPS).

Downloads

Publicado

16-09-2020