O EFEITO DO EXERCÍCIO RESISTIDO EM MEMBROS INFERIORES E DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA D NA FORÇA MUSCULAR DE IDOSOS COM RISCO DE QUEDAS

Autores

  • Aline Machado Da Silva Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, Adamantina, SP, Brasil
  • Ariadne Figueiredo de Freitas Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, Adamantina, SP, Brasil;
  • Kamila Clemente Martins Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, Adamantina, SP, Brasil;
  • Miriam Ghedini Garcia Lopes Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, Adamantina, SP, Brasil;
  • Luana Ribeiro Altrão Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, Adamantina, SP, Brasil; http://orcid.org/0000-0002-3970-5863
  • Guilherme Batista do Nascimento Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, Adamantina, SP, Brasil; http://orcid.org/0000-0003-2370-322X
  • Paulo Roberto Rocha Júnior Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, Adamantina, SP, Brasil; Universidade Paulista – UNIP, Assis, SP, Brasil; Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, Marília, SP, Brasil http://orcid.org/0000-0003-0434-6204
  • Ana Lúcia Guimarães Zina Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, Adamantina, SP, Brasil;

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v8n16.a8

Palavras-chave:

Idoso, Exercício, Vitamina D, Acidentes por Quedas

Resumo

Propôs-se analisar o efeito do exercício resistido em membros inferiores e da suplementação com vitamina D (colecalciferol) em idosos com risco de quedas. Trata-se de um estudo experimental, realizado no ano de 2019 na clínica de fisioterapia do Centro Universitário de Adamantina. Os idosos selecionados foram alocados aleatoriamente mediante sorteio e divididos em três grupos controle, sendo o grupo 1 associado à suplementação alimentar com vitamina D; grupo 2 associado ao exercício muscular resistido; e grupo 3 associado à suplementação alimentar com vitamina D e exercício muscular resistido. A população deste estudo foi composta por 17 idosos, residentes no município de Adamantina-SP, com idade média de 67,5±6,1 para o grupo 1 (n=6), 66,6±6,4 para o grupo 2 (n=6) e 67,2±2,9 para o grupo 3 (n=5). Evidenciou-se diferença significativa da preensão palmar (p>0,03) dos idosos que foram suplementados com vitamina D e, do mesmo modo, diferença significativa da composição corporal (p>0,04) do grupo de idosos que receberam suplementação e realizaram exercício resistido. Não se observou diferença estatisticamente significativa entre medidas de circunferência de panturrilha após a realização dos protocolos de tratamento. A suplementação de vitamina D não teve contribuição para a melhora da preensão palmar e, quando associada ao exercício resistido, não contribuiu para a diminuição dos valores de composição corporal dos idosos estudados.

Biografia do Autor

Aline Machado Da Silva, Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, Adamantina, SP, Brasil

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Adamantina (2018). Crefito-3/ 274823-F

Ariadne Figueiredo de Freitas, Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, Adamantina, SP, Brasil;

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Adamantina - UNIFAI (2018). Atualmente está em andamento a especialização em Osteopatia pela Escola Brasileira de Fisioterapia Manipulativa (EBRAFIM) e trabalha com o método Pilates na cidade de Umuarama/PR.

Kamila Clemente Martins, Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, Adamantina, SP, Brasil;

Possui ensino-medio-segundo-graupela EE Profª Julieta Guedes de Mendonça(2013). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

Miriam Ghedini Garcia Lopes, Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, Adamantina, SP, Brasil;

Possui Graduação em Nutrição pela Universidade do Oeste Paulista (2002), Especialização (2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2011) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/EPM Possui experiência na área de Nutrição Clínica atuando em docência, pesquisa e atendimento nutricional. Tem experiência de 8 anos como docente no Curso de Nutrição, atuou no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU) (2011-2016) e no Centro Universitário de Adamantina/SP - UNIFAI. Atualmente é coordenadora e docente no Curso de Nutrição e Medicina no Centro Universitário de Adamantina/SP - UNIFAI. Coordenadora da Pós Graduação em Nutrição Clínica: da prática clínica a gastronomia no Centro Universitário de Adamantina/SP - UNIFAI.

Luana Ribeiro Altrão, Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, Adamantina, SP, Brasil;

Pós-graduanda em Osteopatia completa pela ESCOLA BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA MANIPULATIVA- EBRAFIM (2021-2023). Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Adamantina- UniFAI (2016-2020). Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq-PIBIC no período de (2019-2020) com pesquisa na área de Reabilitação Vestibular. 

Guilherme Batista do Nascimento, Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, Adamantina, SP, Brasil;

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - câmpus de Jaboticabal, Mestre e Doutor em Genética e Melhoramento Animal pela mesma instituição. Realizou parte do doutorado no "Centre for Genetic Improvement of Livestock (CGIL), University of Guelph - Canada". Atualmente professor do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) - Adamantina/SP. Tendo experiencia nas áreas de melhoramento genético animal, genética quantitativa, seleção genômica, processamento de dados, bioestatística, simulação de dados e bioinformática.

Paulo Roberto Rocha Júnior, Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, Adamantina, SP, Brasil; Universidade Paulista – UNIP, Assis, SP, Brasil; Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, Marília, SP, Brasil

Possui Graduação em Fisioterapia pelas Faculdades Salesianas de Lins - Lins/SP (2001), Especialização em Terapia Manual e Postural pelo Centro Universitário de Maringá - CESUMAR - Maringá/PR (2004), Mestrado em Saúde Coletiva pela UNESP - FMB (2009) e Doutorado em Saúde Coletiva pela UNESP - FMB (2013). Atualmente é professor do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI - Adamantina/SP - Cursos de Fisioterapia e Medicina), da Universidade Paulista (UNIP - Assis/SP - Curso de Fisioterapia) e do Programa de Mestrado em "Ensino em Saude" da Faculdade ded Medicina de Marília (FAMEMA). Possui experiência na área de Fisioterapia atuando principalmente nos seguintes temas: Geriatria e Gerontologia, Fisioterapia Preventiva em Estratégia de Saúde da Família e Reabilitação Vestibular.

Ana Lúcia Guimarães Zina, Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, Adamantina, SP, Brasil;

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola de Ensino Médio Dimensão S/C Ltda(2003). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

Downloads

Publicado

26-10-2021