A METODOLOGIA DIALÉTICA NO ENSINO DE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO CLÍNICA E FUNCIONAL PARA A GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Autores

  • Fernanda Santucci Universidade de São Paulo
  • Debora Stripari Schujmann Universidade de São Paulo
  • Juliana Ferreira Sauer Universidade de São Paulo
  • Renata Hydee Hasue Universidade de São Paulo
  • Silvia Maria Amado João Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v1n2p27

Palavras-chave:

Educação em saúde, metodologia dialética, fisioterapia, formação acadêmica

Resumo

Introdução: O atual Projeto Político Pedagógico do curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) é baseado numa metodologia tradicional escolástica e sua grade curricular é rígida e não integrada. Materiais e Métodos: Pretendeu-se buscar o aperfeiçoamento da disciplina Métodos de Avaliação Clínica e Funcional junto ao Curso de Fisioterapia da FMUSP, através da investigação e implementação novas estratégias de ensino e de avaliação e realizar aproximação de duas disciplinas paralelas, a fim de atualizar esta metodologia tradicional hoje vigente para uma metodologia dialética articulada ao projeto pedagógico do Curso e às disciplinas adjacentes e relacionadas com o conteúdo ministrado nesta disciplina. Resultados: Os resultados indicaram que a mudança na metodologia foi bem aceita pelos estudantes, que foram colocados em uma posição ativa em relação ao aprendizado. Além disso, foi possível aproximar a teoria da prática clínica, articulando o uso das tecnologias com uma perspectiva da prática profissional. Conclusão: A metodologia dialética e a integração das disciplinas foi bem aceita pelos alunos e pode ser adicionada ao currículo através de novas abordagens.

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Publicado

29-06-2015