ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v8n16.a6

Palavras-chave:

Fisioterapia, Equipe de assistência ao paciente, Atenção primária à saúde, Criança, Adolescente.

Resumo

A atuação da Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde iniciou-se com a implantação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica como forma de fortalecer a atenção primária, baseada em um modelo assistencial multiprofissional e integral, ampliando a oferta do cuidado. O objetivo deste trabalho foi descrever a experiência de uma fisioterapeuta do programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, inserida em uma equipe multiprofissional com atuação na Atenção Primária à Saúde, durante o ano de 2019. O estudo constitui um relato de experiência, baseado nas ações de prevenção, promoção e educação em saúde. Foram realizadas atividades de acompanhamento de crianças e adolescentes, avaliação fisioterapêutica, orientações, intervenções, encaminhamentos para centros especializados e grupos de educação em saúde. Seis cenários diferentes para a realização das atividades foram utilizados, totalizando 13 projetos distintos, sendo eles: atendimentos multiprofissionais e uniprofissionais, grupos de educação em saúde, visitas domiciliares, educação permanente, minicursos e eventos. Participaram e foram beneficiados com as ações 853 usuários e profissionais. Os resultados permitiram perceber a importância da inserção desse profissional na atenção primária, contribuindo para um atendimento integrado e horizontalizado. Contudo, ainda se faz necessário o fortalecimento das estratégias de atuação e intervenção nesse contexto de saúde.

Biografia do Autor

Mariana Aparecida de Assis Campos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Fisioterapeuta do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Área Profissional da Saúde da Criança e do Adolescente, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – PRIMAPS/UFTM. Uberaba-MG.

Elaine Leonezi Guimarães, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia. Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde. Instituto Ciências da Saúde. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba-MG.

Downloads

Publicado

13-10-2021