OS DESAFIOS PARA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v9n19.a16Palavras-chave:
Educação à Distância, Fisioterapia, Tecnologia Educacional , Tecnologia da InformaçãoResumo
Contextualização: o cenário educacional perpassa por diversas mudanças e necessita de adequações às diferentes realidades encontradas. Com isso, o uso da tecnologia e suas possibilidades trouxe ao ensino uma nova abordagem com a utilização de recursos e ferramentas tecnológicas, contribuindo para mudanças nas metodologias de ensino e na organização. Descrição da experiência: o presente trabalho apresenta um relato de experiência que teve como objetivo discutir os desafios enfrentados na universidade pública e particular no ensino remoto durante este período de pandemia. Em meados da segunda metade do mês de março de 2020, houve a suspensão das atividades acadêmicas, incluindo a Universidade do Estado do Pará e o Centro Universitário Metropolitano da Amazônia, iniciando-se uma busca constante pelos profissionais envolvidos por estratégias educacionais para que não houvesse prejuízos no processo ensino-aprendizagem. A diferença de preparo para a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) entre as instituições refletiu a grande dificuldade da adequação de alguns profissionais. Impactos: a utilização de AVA e o ensino remoto proporcionaram desafios e novas perspectivas aos professores e estudantes das universidades pública e privada, possibilitando um novo olhar ao processo ensino-aprendizagem. Contudo, houve desafios quanto à adaptação e às demandas que surgiram, evidenciando a necessidade constante do alinhamento e do preparo que deverá haver no âmbito educacional para que ele ocorra de maneira adequada. Considerações finais: os AVA ainda apresentam alguns desafios para professores e alunos, porém, podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem quando utilizados da forma adequada.
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