PET-SAÚDE: PRÁTICAS INTERPROFISSIONAIS COMO FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Marta Caroline Araújo da Paixão UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Alice Pequeno Brito
  • Lauro Nascimento de Souza
  • Carlos Eduardo Ramos Ataide
  • Jéssica de Fátima Lima Lourinho
  • Luciane Lobato Sobral

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v8n18.a10

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família, Educação em saúde, Educação interprofissional.

Resumo

Contextualização: a educação em saúde visa motivar os indivíduos a adotarem e manterem padrões de vida sadios e a tornarem-se autônomos de suas decisões e do seu processo de participação em saúde. A interprofissionalidade é um modelo em que profissões aprendem juntas sobre o trabalho colaborativo. Descrição da experiência: o presente relato traz a experiência de acadêmicos do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde/Interprofissionalidade (PET-Saúde/Interprofissionalidade) inseridos em uma Estratégia Saúde da Família (ESF). Foram criadas estratégias e ações para estimular a participação dos usuários no processo de desenvolvimento da autonomia no cuidado da saúde. Entre os temas abordados, estavam sobre Prevenção ao Suicídio (Setembro Amarelo), Prevenção do Câncer de Mama (Outubro Rosa), Prevenção a Hanseníases (Janeiro Roxo) e Prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e uso de métodos preservativos. Resultados e Impactos: o PET-Saúde/Interprofissionalidade possibilitou aos acadêmicos uma inserção na atenção básica, permitindo perceber a realidade local, bem como as potencialidades e fragilidades do serviço de saúde, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e a prática interdisciplinar. Conclusões: as atividades realizadas e o contato com os usuários do serviço oportunizaram aos acadêmicos aplicar seus conhecimentos teóricos e práticos de forma interprofissional; e as intervenções foram vistas de forma positiva pela comunidade. Além disso, ocorreu maior integração entre a equipe da unidade após reuniões e discussões acerca das ações realizadas, favorecendo, assim, o processo de alinhamento entre a equipe e a população assistida pela ESF.

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Publicado

13-12-2021