SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA AO ESTAGIAR EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Arlete Ana Motter Universidade Federal do Paraná
  • Luiz Arilton Vieira Universidade Federal do Paraná
  • Izabela Pichinin Bertola Universidade Federal do Paraná
  • Manoela de Paula Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v1n2p73

Palavras-chave:

fisioterapia. estágio. unidade de terapia intensiva.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os sentimentos vivenciados por acadêmicos do Curso de Fisioterapia da UFPR-Litoral, durante o período de realização do estágio curricular em UTI adulto ou pediátrica do Hospital de Clínicas (HC). Metodologia: Estudo qualitativo, no qual participaram 12 estudantes de ambos os sexos, do 7° ou 8° período do curso, os quais foram entrevistados individualmente na segunda ou terceira semana de estágio na UTI adulto ou pediátrica do hospital escola. Desenvolveu-se de dezembro/09 a junho de 2010 em Curitiba/PR. O instrumento de coleta de dados era composto por uma entrevista estruturada, elaborada pelos pesquisadores, que continha 10 perguntas (6 abertas e 4 objetivas). Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética do Setor de Ciências da Saúde da UFPR sob o número: 845.180.09.11. Resultados: os alunos que realizaram estágio na UTI pediátrica demonstraram maior abalo emocional quando comparados aos estagiários da UTI adulto. Evidenciou-se elevado nível de ansiedade entre os estagiários, sensações de medo, insegurança, sentimentos esperados para este período, mas também entusiasmo, afeto e responsabilidade. Conclui-se que os alunos do curso de fisioterapia da UFPR-Litoral estão sendo preparados adequadamente para o atendimento a pacientes de alta complexidade.

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Publicado

24-06-2015