DISFUNÇÕES NEUROMOTORAS ASSOCIADO A AGENESIA DE CORPO CALOSO EM DANDY-WALKER: ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v8n17.a5

Palavras-chave:

Corpo Caloso, Habilidade Motora, Avaliação da deficiência

Resumo

Objetivo: determinar as principais características neuromotoras presentes em uma criança com Agenesia do Corpo Caloso (ACC) associada a Dandy-Walker. Método: foi realizado um estudo retrospectivo, com análise de prontuário para caracterização de uma criança com ACC associada a Dandy-Walker. A amostra foi baseada no levantamento e na análise da ficha de avaliação fisioterapêutica, exames de imagem e Escala Mensuração da Função Motora Grossa (GMFM). Resultados: foi constatado durante a análise presença de deformidades estruturais e funcionais em relação aos acometimentos musculoesqueléticos, bem como alterações dos tônus, força muscular, amplitude de movimento, e transferências posturais, assim como cognitiva. Em relação à escala GMFM, a criança apresentou valores significativos nas dimensões A e B, 35 pontos (68,6%) e 42 pontos (70%) respectivamente; em contrapartida, valores nulos nas dimensões C, D e E, na qual atingiu 77 pontos, com um escore total de 27,7%. Conclusões: conclui-se que uma criança com ACC associada a Dandy-Walker apresentará alterações motoras, tais como; deformidades funcionais, neuromotoras e musculoesqueléticas, impactando na coordenação, equilíbrio, e transferências e, por consequência, impossibilitando o ganho na aquisição de posturas e movimentos retificados.

Biografia do Autor

Jadiane Dionisio, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), responsável pela disciplina de Fisioterapia Pediátrica e estágio supervisionado em Neurologia Infantil . Atualmente é Presidente do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Área Profissional da Saúde (PRAPS/FAMED/UFU). Graduada em Fisioterapia pela Universidade Camilo Castelo Branco (2004); Especialista em Intervenção em Neuropediatria pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2006); Mestre em Neuropediatria pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2009); Doutorado em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo -FMUSP (2012). Cursos de aperfeiçoamento de Integração Sensorial e Tratamento Neuroevolutivo (Conceito Bobath) e Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (Sirio-Libanês).

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Publicado

09-11-2021