PROTAGONISMO DISCENTE NA FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA: EXPERIÊNCIA DE UM CENTRO ACADÊMICO À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v8n17.a12

Palavras-chave:

Ensino superior, Fisioterapia, Controle Social Formal

Resumo

Objetivou-se relatar as atividades desenvolvidas por um Centro Acadêmico de Fisioterapia no período de 2016 a 2018 enquanto discente gestor e relacioná-las com a formação em Fisioterapia na perspectiva das competências e habilidades gerais e específicas das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, estruturado nas seguintes seções: apresentação do contexto do Centro Acadêmico; diálogos com o controle social e com a extensão universitária e a formação em Fisioterapia. Relatou-se sobre a participação do Centro Acadêmico enquanto controle social formal no contexto universitário e em ações de movimentos sociais externos, além disso, descreveu-se sobre as ações extensionistas protagonizadas pelo Centro e aquelas nas quais participou como ouvinte, na comissão organizadora ou na mediação de debates. A participação no Centro Acadêmico de Fisioterapia enquanto discente gestor favoreceu o desenvolvimento de todas as competências e habilidades gerais previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, assim como quase que a totalidade das competências e habilidades específicas.

Biografia do Autor

Erivaldo Santos de Lima, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Especialista em Educação a distância pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Aperfeiçoamento em Saúde Pública e Vigilância em Saúde pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP) e em Produção de Recursos Autoinstrucionais para EaD pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Vanessa Lôbo de Carvalho, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Doutora em Biotecnologia e Mestre em Ensino na Saúde.

Downloads

Publicado

03-12-2021