DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL EM MEMBROS INFERIORES DE PUÉRPERAS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Autores

  • Ana Carolina Moreira Viana Universidade Católica de Pernambuco
  • Bárbara Nathália Souza Lieuthier Universidade Católica de Pernambuco
  • Valéria Conceição Passos de Carvalho Universidade Católica de Pernambuco
  • Érica Patrícia Borba Lira Uchôa Universidade Católica de Pernambuco
  • Marina de Lima Neves Barros Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v8n18.a13

Palavras-chave:

Pós-parto, Edema, Drenagem.

Resumo

Introdução: o puerpério é caracterizado um período após o parto, que apresenta alterações fisiológicas e biomecânicas, entre elas o edema de membros inferiores, no qual pode ser usada a técnica de drenagem linfática manual como uma indicação terapêutica para a redução do edema. Objetivo: avaliar o efeito da drenagem linfática na redução de edema de membros inferiores de puérperas atendidas em uma unidade de saúde do estado de Pernambuco. Método: estudo do tipo quase-experimental, antes e depois, com 58 puérperas, de dezembro de 2016 a março de 2017. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário sociobiodemográfico, a avaliação, com o teste de cacifo, perimetria e goniometria; logo após, aplicada a drenagem linfática e a reavaliação. Foi realizada uma análise descritiva, o teste qui-quadrado e o de Wilcoxon. Resultados: a amostra foi composta por 34,48% das puérperas com idade entre 18 e 25 anos e/ou mais de 30 anos, em que 27,59% apresentaram queixas no puerpério, nas quais em 31,25% destacaram-se o edema. Pode-se observar que todos os valores da perimetria apresentaram p-valores < 0,001, e quando avaliada a goniometria, os únicos movimentos que não melhoraram foram a flexão e a extensão dos joelhos. Possibilita-se inferir, para a população estudada, que a drenagem linfática foi eficaz. Conclusões: a intervenção fisioterapêutica se mostrou eficaz; na comparação da perimetria e goniometria, antes e depois, constatou-se que a drenagem linfática obteve uma redução significante do edema de MMII nas puérperas.

Biografia do Autor

Ana Carolina Moreira Viana, Universidade Católica de Pernambuco

Fisioterapeuta Graduada pela Universidade Católica de Pernambuco

Bárbara Nathália Souza Lieuthier, Universidade Católica de Pernambuco

Fisioterapeuta Pós-graduada em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia pela Faculdade Redentor.

Valéria Conceição Passos de Carvalho, Universidade Católica de Pernambuco

Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco, Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Pernambuco.

Érica Patrícia Borba Lira Uchôa, Universidade Católica de Pernambuco

Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco.

Marina de Lima Neves Barros, Universidade Católica de Pernambuco

Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco. Doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

13-12-2021