A TRAJETÓRIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: O OLHAR CARTOGRÁFICO DE UM ATOR SOCIAL

Autores

  • Odete Messa Torres Universidade Federal do Pampa
  • Altamira Pereira da Silva Reichert Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18310/2358-8306.v2n4p07

Palavras-chave:

bacharelado em enfermagem, currículo, educação continuada

Resumo

Este estudo foi apresentado como trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais da Saúde. Tem como objetivo identificar a trajetória de construção do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Baseia-se em estudo cartográfico que coloca o pesquisador como ator do processo de construção e análise do curso. Utiliza documentos e relatos da pesquisadora como elementos de subsídio à análise. Aponta para relevância de um curso novo, como profissionais também novos que buscam experimentar a formação e seus desafios. Convoca a relação entre instituição formadora, gestores, profissionais e serviços de saúde.

Biografia do Autor

Odete Messa Torres, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira (UFRGS). Especialista em Ativação de Processos de Mudança nas Profissões da Área da Saúde (ENSP). Mestre em Saúde Coletiva (UFBA). Doutora em Ciências da Saúde (UNIFESP). Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Altamira Pereira da Silva Reichert, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Professora Associada I da Universidade Federal da Paraíba. 

Referências

Unipampa. Projeto de Desenvolvimento Institucional. Bagé: UNIPAMPA; 2009.

Unipampa. Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem. Santa Maria: UFSM/UNIPAMPA; 2006.

Unipampa. Curso de Enfermagem. Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem. Uruguaiana: UNIPAMPA; 2013.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília: CNE/CES; 2001.

Mattos RA. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In: PINHEIRO R, MATTOS RA (org). Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco; 2001. p.39-64.

Mattos RA. A integralidade na prática (ou sobre a prática da integralidade). Cad Saúde Pública. Rio de Janeiro. 2004 set/out; 20(5): 1411-6.

Feuerwerker LCM. Mudanças na Educação Médica e Residências Médicas no Brasil. São Paulo: Hucitec/Rede Unida; 1998.

Feuerwerker LCM. Além do Discurso de Mudança na Educação Médica: processos e resultados. São Paulo: Hucitec; Londrina: Rede Unida; Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica; 2002.

Ferreira JR. Educação, Prática Médica e Necessidades Sociais. In: Santana, JP, Almeida MJ. Contribuições sobre a Gestão de Qualidade em Educação Médica. Brasília: OPAS; 1994. p. i – vi.

Paim JS. Saúde, Política e Reforma Sanitária. Salvador: CEPS-ISC; 2002.

Rolnik S. Cartografia Sentimental. Porto Alegre: Editora da UFRGS; 2007.

Guattari F, Rolnik S. Micropolítica: cartografias do desejo. 7ª ed. Petrópolis: Vozes; 2005.

Ceccim RB, Feuerwerker LCM. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad Saúde Pública. Rio de Janeiro. 2004 set-out; 20(5): 1400-10.

Torres OM. Os Estágios de Vivência no Sistema Único de Saúde: das experiências regionais à (trans)formação político-pedagógica do VER-SUS/BRASIL [Dissertação]. Salvador (BA): ISC/UFBA; 2005.

Marsiglia RG. Relação Ensino/Serviços: dez anos de integração docente assistencial (IDA) no Brasil. São Paulo: Editora HUCITEC; 1995.

Almeida M (org.). Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Universitários da Área da Saúde. 2ª ed. Londrina: Rede Unida; 2005.

Ribeiro ECO. Lima VV. Competências profissionais e mudanças na formação. Olho Mágico; 10(2): 47-52.

Ceccim RB, Capozzolo AA. Educação dos Profissionais de Saúde e Afirmação da Vida: a prática clínica como resistência e criação. In: Marins JJN, Rego S, Lampert JB, Araújo JGC (org). Educação Médica em Transformação: instrumentos para a construção de novas realidades. São Paulo: HUCITEC; 2004. p. 346-390.

Araújo CLF. A prática do Aconselhamento em DST/AIDS e a Integralidade. In: Pinheiro R, Mattos RA (org.). Construção da Integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro: UERJ, IMS: Abrasco, 2003; p. 145-68.

Lopes Neto D, Teixeira E, Vale EG, Cunha FS, Xavier IM, Fernandes JD, Shiratori K, Reibnitz KS, Sordi MRL, Barbieri M, Bocardi MIB . Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev. bras. enferm. [online]. 2007 [cited 2015 Dez 08];60(6):627-34. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v60n6/02.pdf. Acesso em: 08 dez 2015.

Fernandes JD, Reboucas LC. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios. Rev. bras. enferm. [online]. 2013 [cited 2015 Dez 08];66:95-101. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66nspe/v66nspea13.pdf. Acesso em: 08 dez 2015.

Downloads

Publicado

11-02-2016