EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: INSTRUMENTO DE ESTÍMULO À VALORIZAÇÃO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE ENTRE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA
DOI:
https://doi.org/10.18310/2358-8306.v2n4p21Palavras-chave:
Fisioterapia, Promoção da Saúde, Relações Comunidade-Instituição, Educação em SaúdeResumo
Objetivou-se investigar a contribuição da participação em projetos de extensão universitária para a aproximação de acadêmicos de fisioterapia com a promoção da saúde. Participaram do estudo 60 acadêmicos que foram divididos em dois grupos: grupo GP, que participou de um projeto de extensão na comunidade e outro com os não participantes (GNP). Para a coleta dos dados utilizou-se um instrumento estruturado que investigou a percepção/opinião dos acadêmicos quanto aos temas: projetos de extensão e benefícios para a comunidade; atuação do fisioterapeuta na Estratégia Saúde da Família (ESF); promoção da saúde; áreas de atuação da Fisioterapia. Foram comparadas as notas médias atribuídas pelos estudantes dos grupos GP e GNP. As notas de GP foram significativamente maiores nos itens: participação em projeto de extensão proporciona formação mais próxima da realidade do mundo do trabalho (GP:9,14±0,99; GNP:8,23±1,63; p=0,025); a atuação do fisioterapeuta na ESF compreende cuidados coletivos de saúde para a comunidade (GP: 9,43±1,04; GNP: 8,50±1,91; p=0,02); importância sobre as áreas de atuação da Fisioterapia (promoção da saúde, GP: 9,87±0,43; GNP: 8,97±1,96; p=0,006; prevenção das doenças e agravos à saúde: GP:9,80±0,55; GNP: 8,73±1,96; p=0,004; reabilitação: 9,87±0,35; GNP: 9,30±1,47; p=0,05). Os resultados permitem sugerir que a inserção do acadêmico em projetos de extensão na comunidade oportuniza uma expansão de sua percepção sobre as potencialidades da fisioterapia valorizando sua participação na promoção da saúde e na prevenção de doenças, o que contribui para a formação de um profissional de fisioterapia mais habilitado para responder às necessidades de atenção à saúde integral da população.Referências
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