O PROCESSO SAÚDE-DOENÇA E O MODELO BIOPSICOSSOCIAL ENTRE SUPERVISORES DE UM CURSO DE FISIOTERAPIA: ESTUDO QUALITATIVO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Shamyr Sulyvan Castro, Yuri Hamirani Gonçalves Silva, Camila Ferreira Leite, Valdes Roberto Bollela

Resumo


Objetivo: verificar a presença de práticas baseadas no modelo biopsicossocial (BPS) por parte dos supervisores de estágio do curso de fisioterapia no processo de ensino e aprendizagem; e traçar o perfil desses supervisores considerando sexo, idade, tempo de profissão, formação profissional e vínculo com a universidade. Metodologia: pesquisa qualitativa exploratória, com 15 supervisores de estágio. As entrevistas foram realizadas por meio de um questionário com perguntas abertas, baseado em outro preexistente e adaptado. Três perguntas referentes ao uso do modelo BPS foram analisadas pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: verificou-se que os supervisores incorporam componentes do modelo BPS em sua rotina de ensino. Entre os entrevistados, 14 eram mulheres; idade média do grupo de 36,85 anos; tempo médio desde a graduação, 14,93 anos; tempo médio como supervisor, 6,47 anos e 73,34% eram doutores. Conclusão: o modelo BPS teve seus componentes incorporados pelos docentes em sua rotina de ensino.

Palavras-chave


Fisioterapia; Estágio clínico; Educação superior

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DOI: https://doi.org/10.18310/2358-8306.v2n3p23

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A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.