AVALIAÇÃO SOMATIVA: FERRAMENTA PARA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO EMPREGO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA

Autores

  • Marcela Ralin de Carvalho Deda Costa Universidade Federal de Sergipe – Lagarto
  • José Humberto Guimarães Santos Universidade Federal de Sergipe – Lagarto
  • Morgana Martins Vieira Universidade Federal de Sergipe – Lagarto
  • Denise Oliveira Reis dos Santos Universidade Federal de Sergipe – Lagarto
  • Vanessa Almeida Fontes Universidade Federal de Sergipe – Lagarto
  • Carlos José Oliveira de Matos Universidade Federal de Sergipe – Lagarto
  • Larissa Andrade de Sá Feitosa Universidade Federal de Sergipe – Lagarto

Resumo

INTRODUÇÃO: A anatomia humana na área da saúde sempre teve uma configuração tradicional nas bancadas de ensino centralizadas no professor. O projeto de extensão “Compreendendo o corpo humano: o ensino da anatomia humana como forma de integração entre a escola e a universidade” utilizou metodologias ativas, baseadas na descentralização desse conhecimento e focalização do aluno como alvo do processo ensino-aprendizagem, em consonância com as metodologias empregadas no campus universitário professor Antônio Garcia Filho, Lagarto-SE. OBJETIVO: Esse trabalho visa avaliar a aplicação de uma abordagem de ensino inovadora e interdisciplinar de conteúdos de anatomia humana, a fim de contribuir para uma visão crítica e reflexiva dos estudantes e aproximar as realidades do ensino médio e superior. OBJETIVOS: Esse trabalho visa avaliar a aplicação de uma abordagem de ensino inovadora e interdisciplinar de conteúdos de anatomia humana, a fim de contribuir para uma visão crítica e reflexiva dos estudantes e aproximar as realidades do ensino médio e superior. METODOLOGIA: O presente estudo foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa com o n° 679027/2014. Os alunos de graduação da universidade atuaram como facilitadores do aprendizado dos alunos do colégio estadual Silvio Romero no período de 19 de maio a 11 de novembro de 2014. O conteúdo trabalhado foi anatomia dos sistemas musculoesquelético, cardíaco, respiratório, reprodutor, digestivo e anatomia de cabeça e pescoço. Prezando a interdisciplinaridade e o ensino de forma significativa, conteúdo de fisiologia e de algumas doenças mais prevalentes nesses sistemas foi abordado de forma relacionada à anatomia. Estratégias e metodologias ativas de ensino-aprendizagem foram usadas durante as aulas, como aprendizagem baseada em problemas (ABP), concurso de desenho, chuva de ideias, dinâmica em grupo, vídeos, dentre outras. Avaliações objetivas contendo 14 questões foram aplicadas em dois tempos, antes do início das aulas e ao término das mesmas. RESULTADOS: Treze alunos fizeram as avaliações nos dois tempos, exceto ao observarmos o sistema musculoesquelético e respiratório, pois 18 fizeram a avaliação inicial e final. Para análise estatística dos dados, foi usado o teste t-Student pareado para analisar as notas nas 14 questões em dois tempos e o teste de McNemar para análise da porcentagem de acerto em cada questão individualmente. Ao analisarmos a avaliação geral inicial e final, não observamos diferença significativa entre os dois tempos (p = 0,50). Ao analisarmos individualmente cada questão, observamos diferença significativa entre os tempos apenas nas questões 04 (p = 0,046), 06 (p<0,01) e 12 (p = 0,03). CONCLUSÃO: Conclui-se que não houve diferença entre todas as questões nos diferentes tempos, mas ao analisarmos individualmente cada questão, observamos que as metodologias inovadoras se mostraram eficazes no processo ensino-aprendizagem, além de integrar realidades distintas (ensino médio e superior). Cabe salientar que essa é apenas uma das ferramentas de avaliação da eficácia dessa ação extensionista. Apresentamos como limitação o fato dessa avaliação somativa ter sido realizada por meio de questões objetivas pensando na adesão e disposição dos alunos da escola em respondê-las.