AVALIAÇÃO FORMATIVA: ANÁLISE DO EMPREGO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA

Autores

  • Marcela Ralin de Carvalho Deda Costa Universidade Federal de Sergipe – Lagarto
  • José Humberto Guimarães Santos Universidade Federal de Sergipe – Lagarto
  • Morgana Martins Vieira Universidade Federal de Sergipe – Lagarto
  • Denise Oliveira Reis dos Santos Universidade Federal de Sergipe – Lagarto
  • Vanessa Almeida Fontes Universidade Federal de Sergipe – Lagarto
  • Carlos José Oliveira de Matos Universidade Federal de Sergipe – Lagarto
  • Larissa Andrade de Sá Feitosa Universidade Federal de Sergipe – Lagarto

Resumo

INTRODUÇÃO: O ensino do conteúdo de Anatomia é pedra angular na formação de profissionais da área da saúde, entretanto, esse conteúdo é tradicionalmente passado por meio do método memorístico de ensino. O projeto de extensão “Compreendendo o corpo humano: o ensino da anatomia humana como forma de integração entre a escola e a universidade” utilizou metodologias ativas, baseadas na descentralização desse conhecimento e focalização do aluno como alvo do processo ensino-aprendizagem, em consonância com as metodologias empregadas no campus universitário professor Antônio Garcia Filho, Lagarto-SE. OBJETIVOS: Esse estudo objetiva avaliar a aplicação de uma abordagem de ensino inovadora e interdisciplinar de conteúdos de anatomia humana por meio da avaliação formativa, a fim de integrar escola e universidade e contribuir para uma visão crítica e reflexiva dos estudantes. METODOLOGIA: A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética e pesquisa com o n° 679027/2014. Foram 22 aulas que aconteceram entre maio e novembro de 2014. Os conteúdos abordados foram anatomia dos sistemas musculoesquelético, cardíaco, respiratório, reprodutor, digestivo e anatomia de cabeça e pescoço de forma integrada com conteúdos de fisiologia e doenças mais prevalentes nesses sistemas. As atividades propostas para com os alunos do ensino médio se basearam na tentativa de romper com a metodologia utilizada há mais de um século no ensino da anatomia humana. Para isso, foram usadas algumas alternativas pedagógicas além da aula expositiva, como aprendizagem baseada em problemas (ABP), concurso de desenho, chuva de ideias, dinâmica em grupo, vídeos, confecção de estruturas anatômicas com materiais recicláveis, dentre outras. As avaliações formativas foram aplicadas em três diferentes tempos: no início (tempo 1), meio (tempo 2) e fim (tempo 3) do projeto de extensão e 05 quesitos foram analisados. Tais quesitos questionaram a utilização de conhecimentos prévios, interesse e habilidade no desenvolvimento da atividade proposta e capacidade de relacionamento interpessoal e de se expressar de forma clara e organizada. Para análise estatística dos dados, foi usado o modelo de regressão linear com efeitos mistos. RESULTADOS: Quinze alunos foram avaliados nos três tempos e observamos que não houve diferença significativa entre o tempo 1 e 2 (p=0,07), já entre os tempos 2 e 3 e 1 e 3, houve diferença significativa, apresentando ambos p<0,01. CONCLUSÃO: A partir do resultado encontrado, conclui-se que houve evolução dos alunos do ensino médio formativamente. Observamos também que as metodologias utilizadas se mostraram eficazes no processo ensino-aprendizagem, aprimorando a habilidade de comunicação e motivação dos discentes, além de apresentá-los a uma nova realidade educadora, integrando-os e aproximando-os da realidade do campus de Lagarto-SE.