A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA, O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Autores

  • Rafaela Ramos Woodtli ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA-ENSP/FIOCRUZ
  • Juliana Veiga Cavalcanti ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA-ENSP/FIOCRUZ
  • Fernando Manuel Bessa Fernandes ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA-ENSP/FIOCRUZ

Resumo

INTRODUÇÃO: Como a produção bibliográfica sobre a formação do fisioterapeuta com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais(DCN) tem analisado os currículos de cursos de graduação segundo os princípios do SUS. Nota­-se uma tendência aos aspectos relacionados a história e os percalços enfrentados na afirmação da carreira. No entanto, parece ser ainda modesta a problematização desses currículos em consonância com os princípios do SUS e as DCN. OBJETIVOS: Analisar a produção bibliográfica acadêmica sobre a formação profissional do fisioterapeuta no que tange às relações entre os currículos de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior, os princípios do SUS e as DCN. METODOLOGIA: Esta pesquisa se deu por um processo de levantamento de dados/busca bibliográfica (BB) que utilizou como ferramenta o DeCS da Biblioteca Virtual em Saúde em consonância com conceitos considerados fundamentais para o estudo. Logo, a estratégia adotada para atender à demanda trazida foi utilizar os próprios conceitos do estudo como respectivos descritores. A discussão do trabalho suscitou os seguintes temas, em forma de tópicos: Reforma Sanitária Brasileira e os princípios do SUS; DCN para o curso de Fisioterapia; A formação profissional do fisioterapeuta no que tange as Políticas de incentivo, problematização, perspectivas e desafios. RESULTADOS: A inserção da Fisioterapia no campo da Saúde Pública possibilita reflexões acerca do papel da profissão de acordo com o quadro epidemiológico e a atual lógica dos serviços de saúde. Com a implantação das DCN, começa um novo horizonte a favor de uma formação mais adequada ao modelo de atenção. As modificações no âmbito da formação profissional trazem a demanda de um novo perfil de competências para a docência no ensino superior. Contudo, é necessário que as mudanças na teoria sejam, de fato, reproduzidas na prática, no dia a dia da formação e nos serviços. Assim, essa atuação necessita valorizar os conhecimentos inerentes à Saúde Coletiva, aos SUS e as Ciências Sociais e Humanas. CONCLUSÃO: Uma formação responsável, com o asseguramento da aptidão de seus profissionais de modo a atuarem no SUS, é, sem dúvida, um dos caminhos para que possamos consolidar cada vez mais o nosso sistema para que seja fiel aos seus próprios princípios. Sendo o SUS a principal matriz causal de transformação numa visão macro da saúde, as DCN como embasadoras dessa formação e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) como proposta prática dessa formação no plano da Atenção Básica.