DETERMINANTE NUMÉRICO DE INSTRUMENTO DIRECIONADO A AVALIAÇÃO DA FOMAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA

Autores

  • Ivaldo Menezes de Melo Junior FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS FCMPB; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB
  • Eveline de Almeida Silva FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS FCMPB; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB
  • Ulisses Umbelino dos Anjos FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS FCMPB; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB
  • César Cavalcanti da Silva FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS FCMPB; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB
  • Fabio Correia Lima Nepomuceno FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS FCMPB; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB
  • Márcia de Oliveira Delgado FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS FCMPB; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB
  • Rachel Cavalcanti Fonseca Pereira FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS FCMPB; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB

Resumo

INTRODUÇÃO: No mundo da formação do profissional fisioterapeuta as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) asseguradas pela Resolução nº 4, de 19 de fevereiro de 2002, norteiam o planejamento de ensino elencando em seu Artigo 5º dezessete (17) competências e habilidades específicas. Dessa forma, é possível afirmar que as DCNs constituem a primeira tentativa oficial de estabelecimento para uma dialogicidade entre os mundos da formação e do trabalho do profissional fisioterapeuta. Este processo investigativo acerca de um instrumento estruturado para avaliar a dialogicidade entre os mundos da educação e do trabalho do profissional fisioterapeuta se justifica pela necessidade de se tornar válido um instrumento para um dado propósito, ou seja, se de fato mede o que se pretende medir. OBJETIVOS: Apresentar a confiabilidade de um instrumento quantitativo de avaliação das dezessete competências e habilidades conectoras entre o mundo da formação e do trabalho do profissional fisioterapeuta. METODOLOGIA: O estudo do tipo exploratório, descritivo e inferencial. A pesquisa piloto constou-se de 10 indivíduos, sendo cinco docentes e cinco discentes (concluintes do curso de graduação em Fisioterapia) sorteados aleatoriamente dentre as oito Instituições de Ensino Superior, do Estado da Paraíba- PB. A escolha das Instituições de Ensino Superior como cenário para a realização da pesquisa deu-se por ser o local onde se devem pautar claramente o compromisso com as Diretrizes Curriculares do Curso de Fisioterapia para formação do trabalhador em fisioterapia, sendo, portanto, o “lócus” ideal para a verificação da dialogicidade entre os mundos do trabalho e da educação no processo de formação em fisioterapia. O instrumento a ser avaliado com vistas a identificar as principais defasagens do mundo da educação em relação ao mundo do trabalho, foi estruturado a partir de um instrumento qualitativo. O referido instrumento procurou evidenciar as competências e habilidades que são empregadas em suas atividades práticas (mundo do trabalho) e nas atividades teóricas (mundo da educação) com uma escala de lirket variando entre 0 a 10 (sendo 0- discorda totalmente/nunca e 10- concorda totalmente/sempre). Os dados obtidos foram digitados, armazenados e analisados no SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 20.0. RESULTADOS: Dentre os aspectos a serem considerados, está a consistência interna ou homogeneidade, que indica que todos os itens da investigação qualitativa mensuram o mesmo aspecto do objeto previsto nos objetivos daquela investigação. Nesse método o conjunto de dados é dividido em duas partes iguais e comparáveis. O coeficiente alpha é uma média de todos os possíveis coeficientes de correlação obtidos por meio das bipartições da mensuração completa. Portanto, também busca o aspecto da homogeneidade ou consistência interna: O instrumento compõe-se incialmente de 76 itens avaliando as 17 dimensões que apresentou alpha de 0,875, com classificação Boa. Com a finalidade de um instrumento mais “enxuto” em seu número de itens, conseguiu-se uma confiabilidade de alpha de 0,911, com classificação Excelente, constando de 50 itens avaliando as 17 dimensões. CONCLUSÃO: O estudo originado como parte de uma tese, acerca da confiabilidade de um instrumento estruturado para avaliar a dialogicidade entre o mundo da formação do profissional fisioterapeuta e o mundo do trabalho, com constituintes das Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba, apresentou uma classificação excelente quanto a sua consistência interna. Portanto, tal técnica empregada contribuiu como elemento fundamental na validação de um instrumento com fins científicos na área da fisioterapia.