DISTRIBUIÇÃO TERRITORIAL E CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: UMA ANÁLISE NO AMBIENTE VIRTUAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Vera Regina Fernandes da Silva Marães UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Bruna da Silva Sousa UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Leonardo Petrus da Silva Paz UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Juliana Melo Ocarino UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Mariana Angélica Peixoto de Souza UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Rosana Ferreira Sampaio UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Resumo

INTRODUÇÃO: O curso de graduação em Fisioterapia, iniciado no Brasil em 1929, passou por diversas mudanças, ampliando as áreas de atuação o que resultou em maior autonomia, crescimento de demanda e visibilidade (BISPO JÚNIOR; 2009; PEREIRA, ALMEIDA 2006). Desta forma o número de Instituições de Ensino Superior (IES) no país, que ofertam a graduação na área vem crescendo, o que pode ser constatado no sistema eletrônico do Ministério da Educação (e-MEC), disponível para o acesso público. Entretanto a evolução e a distribuição regional destes cursos, bem como, as suas características é pouco conhecida. OBJETIVOS: Objetivo: Analisar a distribuição territorial e descrever as características dos cursos de graduação em Fisioterapia no Brasil. METODOLOGIA: Realizou-se a coleta de dados no sistema virtual do Ministério da Educação (emec.mec.gov.br), em duas etapas. A primeira foi uma consulta textual – catalogando as unidades segundo o nome do curso; a segunda etapa foi uma consulta pela observação geográfica realizada por meio da consulta interativa. Foram coletadas as seguintes informações: nome da instituição, endereço, estado, carga horária do curso, período de permanência (semestral ou anual), nota no ENADE, conceito de curso (CC) e outras informações relevantes (diligências, extinção, entre outras). RESULTADOS: Foram encontradas divergências nas consultas no sistema, ao realizar-se a primeira etapa, a busca pelo nome do curso, o sistema retornou 1.084 unidades como resultado. Entretanto, algumas IES são listadas em torno de 5 a 7 vezes no decorrer das páginas subsequentes. Na segunda etapa, a busca foi realizada pela distribuição geográfica (estados brasileiros), o site retornou 143 unidades que não estavam presentes na primeira etapa. Após a filtragem obtive-se um total de 601 cursos de Fisioterapia.Os estados que apresentam maior número de cursos de graduação em Fisioterapia são: São Paulo (27%), Minas Gerais (10,3%), Rio de Janeiro (8,3%) e Bahia (7,2%). Com relação a carga horária dos cursos, 98,4% tem carga horária maior igual a 4000 horas e 2,6% adotam carga horária inferior a 4000 horas. Com relação ao tempo de integralização do curso, 64,6% tem como prazo mínimo 10 semestres conforme preconiza Resolução N. 4, de 6 de Abril de 2009 do MEC. Com relação ás notas do último Enade, 3,8% dos cursos receberam nota 5; 17,5% nota 4; 25,3 nota 3; 16,3% nota 2; 3,2 nota 1 e 33,9 estão sem conceito. Com relação ao CC, 3,3% dos cursos alcançaram nota 5; 21,5% nota 4; 44,8% nota 3; 1,7 nota 2; 0,2 nota 1 e 28,5% sem conceito. Vale ressaltar que 8 cursos foram descredenciados e 17 estão em adesão ao ProIES. CONCLUSÃO: Os resultados evidenciam que existe maior concentração de cursos de Fisioterapia na região sudeste, que a carga horária e tempo de integralização atendem a Resolução N. 4, de 6 de Abril de 2009 do MEC e ainda, que a maioria dos cursos apresentam notas satisfatórias na avaliação do INEP-MEC. Ressalta-se que boa parte dos cursos ainda estão sem conceito, ou seja, ainda não completaram o ciclo avaliativo do SINAES.