HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO EM FISIOTERAPIA: UMA ABORDAGEM DESDE A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Mauro Antônio Félix UNISINOS
  • Priscila Pereira da Silva UNISINOS

Resumo

INTRODUÇÃO: A humanização considera as circunstâncias sociais, psíquicas e físicas inerentes ao indivíduo, fundamentando-se no modo de fazer saúde e explorando o campo da subjetividade implícita no processo saúde-doença-cuidado e no encontro entre sujeitos e suas dimensões subjetivas. (CASATE; CORRÊA, 2011). O termo emergiu nos serviços de saúde para qualificar os atendimentos (ALVES et al., 2009). E a humanização no ensino busca um processo de formação profissional que englobe conhecimento técnico e relacional, tendo em vista que a qualidade da formação passa a resultar em qualidade no serviço. (CECCIM; FEUERWERKER, 2004). Assim, discutir a formação de novos profissionais à luz da Humanização torna-se relevante para direcionar caminhos que a facilitem na vivência prática destes futuros profissionais da saúde (LOPES; BRITO, 2009), e consequentemente, contribuindo para melhorar a qualidade do atendimento prestado por eles (SILVA; SILVEIRA, 2011). OBJETIVOS: Investigar a produção científica sobre a temática humanização no ensino durante a formação acadêmica em Fisioterapia. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo observacional de caráter exploratório. Realizou-se um levantamento bibliográfico, sendo analisados 71 artigos publicados no período de 2000 até os dias atuais nas bases de dados MEDLINE, SciELO, e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Efetuou-se uma análise e síntese integrativa dos mesmos. RESULTADOS: A literatura é unânime ao reconhecer que a humanização deveria ser uma característica intrínseca do ser, porém o tecnicismo da prática atual descartou os aspectos humanísticos do profissional no cuidado em saúde, através de uma visão centrada nos aspectos biológicos da doença. Neste sentido diversos artigos mostram a necessidade de investir no profissional e no paciente valorizando a dimensão subjetiva do ponto de vista da Humanização, todavia a temática ainda é pouco falada no âmbito do ensino, isto é, fala-se muito de humanização no atendimento, com o profissional e paciente, mas pouquíssimo sobre humanização no ensino, com professores e alunos. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que a temática de Humanização é frequentemente discutida na perspectiva do cuidado em saúde e pouco abordada na formação como parte do ensino nas relações gestor-professores-alunos. Compreende-se que a humanização dos serviços de saúde implica em transformação do próprio modo como se concebe o profissional que prestará o cuidado.