PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE FISIOTERAPIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SOBRE A DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA INFANTIL

Autores

  • Renata Hydee Hasue Vilibor FOFITO - FMUSP
  • Ana Karla da Silva Moura Pedrosa FOFITO - FMUSP

Resumo

INTRODUÇÃO: A avaliação educacional vem sendo utilizada para descrever e compreender os problemas que interferem nos sistemas educativos e formativos, e a partir daí promover planos de ação para a melhoria dos mesmos. O propósito que se pretende alcançar através de um estudo de avaliação determina a forma como se planeja e se desenvolve o processo de coleta de informação e como se organiza e divulga o próprio relatório do estudo. Estes resultados parecem sugerir que avaliar é uma função mais básica e prioritária do que descrever o que se passa à sua volta, olhamos para o mundo de um ponto de vista avaliativo. OBJETIVOS: Descrever o nível de satisfação dos alunos de graduação em Fisioterapia da FMUSP em relação à disciplina de Fisioterapia em Neurologia Infantil através da análise por tópico avaliado e grau de satisfação geral. METODOLOGIA: As avaliações foram inicialmente realizadas através do software Survey Monkey, onde os links dos questionários foram enviados para o e-mail dos alunos, e os mesmos poderiam acessar e responder a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. Apesar do crescimento de abordagens virtuais, o índice de adesão foi extremamente baixo. Portanto, houve necessidade de mudança da abordagem, onde foram entregues aos alunos formulários de avaliação ao final de cada aula ministrada. Os mesmos analisaram conforme seu grau de satisfação (muito satisfeito, satisfeito, regular ou insatisfatório) em relação aos seguintes aspectos: conteúdo, interesse dos mesmos durante e após a aula, interação professor-aluno, recursos didáticos utilizados, duração das aulas, relação aulas expositivas e práticas e entre conteúdo abordado nas demais disciplinas da graduação, e infra-estrutura física. RESULTADOS: A adesão inicial (virtual) foi 2,6%. Após mudança na abordagem, 92% dos alunos aderiram à mesma. 60,88% dos alunos relataram estarem satisfeitos em relação ao conteúdo, 54,20% em relação ao seu interesse durante e após as aulas, 52,05% em relação à interação professor-aluno, 58% em relação aos recursos didáticos utilizados, 73,46% em relação à duração das aulas, 41,01% em relação às aulas teóricas e práticas e entre as demais disciplinas da graduação, e 67,56% em relação a infra-estrutura física dos locais das aulas. Em relação à média de satisfação geral com a disciplina, a mesma foi: 18,49% classificados como muito satisfatório, 58,16% satisfatório, 17,39% regular, 3,82 como insatisfatório e 1,05% não responderam. A média de respostas classificadas como muito satisfatória foi de 25,8±13,72, satisfatória 83,2±17,10, regular 31,3±18,76, insatisfatório 5,8±7,39 e não responderam 1,6±3,37. CONCLUSÃO: Apesar da utilização de ferramentas virtuais virem tornando-se tendência, em nosso estudo não houve uma adesão adequada ao mesmo. A abordagem teve que ser modificada para questionários tradicionais cobrados ao final das aulas, onde a adesão foi total. As avaliações presenciais demonstraram mais eficácia em sua adesão do que aquelas em ambiente virtual. Os alunos da disciplina de Fisioterapia em Neurologia Infantil da FOFITO-FMUSP demonstraram estarem satisfeitos com a disciplina em seus diversos aspectos analisados, o que denota adequação da abordagem da disciplina de acordo com os objetivos pré-estabelecidos na elaboração de seu cronograma e de acordo com sua ementa.