ACADÊMICOS DA BIOMEDICINA, MEDICINA VETERINÁRIA E FISIOTERAPIA ATUANDO NA PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DA SAÚDE DO ESCOLAR

Autores

  • Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA (UNICRUZ)
  • Graziella Alebrant Mendes UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA (UNICRUZ)
  • Tatiana Medina Stuzeneger UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA (UNICRUZ)
  • Elenita Costa Beber Bonamigo UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA (UNICRUZ)
  • Elisete Cristina Krabbe UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA (UNICRUZ)

Resumo

INTRODUÇÃO: Cientes que, para o êxito de ações que levem a diminuição da vulnerabilidade e a consolidação de políticas públicas de prevenção e promoção à saúde na escola, é necessário um processo planejado, participativo, interdisciplinar, multidisciplinar e longitudinal, buscamos a parceria da 9ª Coordenadoria Regional de Educação – 9ª CRE, da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde – 9ª CRS e da Secretaria Municipal de Saúde de Cruz Alta para a realização desse Projeto PIBEX/UNICRUZ. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Os construtores e executores das atividades práticas realizadas na escola, foram os acadêmicos de cursos da saúde da UNICRUZ (Biomedicina, Medicina Veterinária e Fisioterapia). Eles foram beneficiados com a atividade prática, no 2°período de sua formação acadêmica, disciplina de Metodologia da Pesquisa. Tiveram vivências no ensino, pesquisa e extensão no campo da saúde do escolar, interferindo na comunidade escolar, a fim de manter ou melhorar os níveis de saúde e qualidade de vida individual e coletiva. Seguiu as orientações do "Programa Saúde e Prevenção na Escola – PSE" - Ministério da Saúde (2014) e também o preconizado nas "Orientações Básicas de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes nas Escolas e Unidades Básicas de Saúde" (Ministério da Saúde 2010). A trajetória metodológica foi alicerçada no modelo de concepção de práticas educativas orientado pelo referencial teórico de Paulo Freire. Metodologias Ativas de Aprendizagem foram o viés condutor de todas as ações educativas relacionadas à saúde sexual e saúde reprodutiva, favorecendo para a tomada de decisões esclarecidas e responsáveis. Foram diversas atividades de educação e saúde, dando ênfase ao diálogo e a reflexão como estratégia fundamental. A população do estudo compreendeu 525 alunos do ensino médio do IEE Professor Annes Dias da cidade de Cruz Alta/RS e seus professores. IMPACTOS: Procuramos no projeto alcançar o objetivo de formar um profissional da saúde com conhecimento amplo e diversificado, capaz de identificar problemas, aplicar saberes técnicos, científicos, humanísticos, profissionais e transformá-los em soluções para promover e proteger a saúde de adolescentes e jovens, respeitando os princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade escolar. Também proporcionamos aos estudantes do ensino médio, amostra do estudo, conhecimentos sobre DSTs, HIV, aids, métodos contraceptivos, entre outros, buscando atitudes responsáveis, individuais e coletivas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A prevenção deve aliar estratégias relacionadas a atitudes, práticas e direitos humanos, de modo a construir uma política de saúde do escolar inclusiva e para todos. Precisamos de ações articuladas com os princípios do Sistema Único de Saúde contribuindo para o fortalecimento de uma cultura de valorização da vida e promoção à saúde que inclua a prevenção e o acesso aos recursos necessários para a sua efetivação.