EDUCAÇÃO E CIDADANIA, SEUS REFLEXOS NA ESCOLA E NA VIDA DE UMA JOVEM COM A DOENÇA DE CHARCOT-MARIE-TOOTH

Autores

  • Lidiane Carine Lima Santos Barreto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Paula Santos Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Iandra Maria Pinheiro de França Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Catarina Andrade Garcez Cajueiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Gabriel Mattos Goes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Adriano Antunes de Souza Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Eduardo Luis de Aquino Neves UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Resumo

INTRODUÇÃO: Educar é um ato que visa à convivência social e a cidadania. A educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para o exercício da cidadania. A cidadania é entendida como o acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade, e ainda significa o exercício pleno dos direitos e deveres previstos pela Constituição da República. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: uma jovem tímida de 12 anos, G.J.S., estudante do ensino fundamental de uma escola no interior de Sergipe foi orientada pela professora a deixar de frequentar a escola, uma vez que a mesma não conseguia segurar a caneta para fazer sua prova teórica, segundo a professora ela não teria como avaliá-la. A jovem estudante é tem uma neuropatia periférica hereditária, Charcot-Marie-Tooth, e apresenta atrofias, perda de massa muscular e deformidades nas mãos e nos pés, causando limitações funcionais graves para marcha e realização de tarefas da vida diária. No entanto, a doença não causa nenhum tipo de comprometimento intelectual, apenas físico. Sabendo desta história, a equipe multidisciplinar de pesquisadores procurou a escola e esclareceu a todos sobre o que era a doença e como a escola deveria auxiliar na formação dos seus alunos, já que educação é um direito de todos. Por fim, a escola entendeu seu papel, a aluna continuou seus estudos, embora tenha ficado traumatizada, pois a partir deste dia passou um ano sem falar com pessoas que não fossem da família, totalmente introspectiva. A equipe de pesquisadores acompanha a jovem desde 2010, atualmente com 17 anos, interrompeu os estudos, casou-se e tem uma filha IMPACTOS: Este é apenas um dos indicativos da importância da educação para a cidadania, da participação em nível local, contribuindo para o processo de democratização e ampliação da conquista de direitos de cidadania. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação para a cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente de transformação. Isso exige uma reflexão que possibilite compreender as raízes históricas da exclusão em que vive boa parte da população.