ESTÁGIO CURRICULAR DE FISIOTERAPIA EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESCOBRINDO NOVOS HORIZONTES

Autores

  • Lavinia Boaventura Silva Martins ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP), COMPLEXO COMUNITÁRIO VIDA PLENA (CCVP)

Resumo

INTRODUÇÃO: As Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Fisioterapia (2002) trazem que a formação deve favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para atuação multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com extrema produtividade na promoção da saúde; reconhecer a saúde como direito e atuar buscando a integralidade da assistência; contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando as diversas circunstâncias (éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas). O estágio curricular em Atenção Primária à Saúde, do curso de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, é planejado utilizando essas premissas em seu alicerce, além de subsídios teóricos de políticas públicas de saúde. O estágio acontece no Complexo Comunitário Vida Plena (CCVP), uma unidade docente-assistencial, que atua baseada na Estratégia de Saúde da Família, localizada em um bairro periférico de Salvador/BA. Os graduandos participam das atividades do Núcleo de Apoio à Família (NAF), atendimentos domiciliares e atendimentos ambulatoriais. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O NAF é uma atividade multidisciplinar através da qual é possível promover o acompanhamento e gerenciamento do cuidado às famílias da área adscrita do CCVP, utilizando como ferramenta a visita domiciliar. As ações são discutidas, planejadas e executas em equipe multiprofissional (docentes de diferentes categorias, residentes multiprofissionais em Saúde da Família, em Clínica da Pessoa e da Família, Agentes Comunitários de Saúde, Mobilizadoras da Paz, internos de medicina e graduandos de fisioterapia). Dentre as atividades cotidianas do NAF estão: discussão de temas relacionados à saúde em sua concepção ampliada; discussão de temas mais específicos às diferentes categorias representadas no intuito de favorecer a educação permanente da equipe com foco na abordagem integral ao sujeito/usuário; planejamento e execução de visitas domiciliárias; discussão de casos e tomada de decisões em equipe multiprofissional. Além disso, durante o estágio os graduandos de fisioterapia realizam atendimentos ambulatoriais e domiciliares específicos à categoria. Os atendimentos ambulatoriais acontecem nas próprias dependências da unidade. Para os atendimentos domiciliares os estudantes são acompanhados até as residências dos usuários por Mobilizadoras da Paz (mulheres da comunidade). Nestes é possível conhecer a dinâmica familiar, o ambiente domiciliar e de acesso ao domicílio, suas barreiras e facilitadores, propiciando reflexão de como todos esses fatores interferem na saúde do indivíduo e de que forma é possível utilizá-los como potencializadores do tratamento e evolução do usuário. IMPACTOS: Maior percepção dos graduandos sobre a necessidade de atuação profissional para além da reabilitação, contribuindo para compreensão do território enquanto espaço de responsabilização sanitária, promovendo ações que estimulem o autocuidado e autonomia dos indivíduos e famílias, com foco na prevenção de doenças e agravos, e promoção da saúde. Além disso, a sensibilização para o trabalhado no SUS e reconhecimento da Atenção Primária como norteadora da reorganização do modelo de atenção à saúde, do mesmo modo, as possibilidades de inserção e atuação do fisioterapeuta neste nível de atenção à saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência mostra-se singular na formação profissional com responsabilidade social, pautada em princípios éticos e humanísticos, fundamentais à atuação política cidadã.