FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

Autores

  • Leticia Fernandez Frigo CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
  • Andriele Gasparetto CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
  • Jonas Aléxis Skupien CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
  • Alecsandra Pinheiro Vendrusculo CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
  • Louise Bertoldo Quatrin CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

Resumo

INTRODUÇÃO: No decorrer de sua história, a profissão fisioterapeuta vem buscando novos leques e oportunidades de atuação, hoje, é uma profissão que se insere em diferentes áreas como na saúde coletiva. Para o COFFITO ainda possui pouca participação da classe, mas há a inclusão da Fisioterapia em ações básicas de saúde, tanto que, através da Resolução nº 363/2009 foi reconhecida a Fisioterapia em Saúde Coletiva como especialidade do profissional fisioterapeuta. O Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, região central do estado do Rio Grande do Sul possui práticas em Saúde Coletiva desde sua criação. Algumas dessas práticas serão relatadas com o intuito de possibilitar a discussão/reflexão acerca da prática de discentes de fisioterapia na Atenção Primária em Saúde de 2010 a 2015 em uma UBS do mesmo município. Baseado nisso, esse relato apresenta a interação ensino-serviço de discentes de um curso de fisioterapia através da ótica de docentes fisioterapeutas. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um relato de experiência realizado do período em uma UBS do município de Santa Maria no Rio Grande do Sul, inaugurada em 29 de dezembro de 1994. No local são realizadas supervisões de acadêmicos durante o Estágio Final do Curso de Fisioterapia (último ano da graduação), sendo a média de seis alunos por turma. Esses realizam suas práticas durante três meses no serviço, de segunda a sexta, com cumprimento de horário de 4horas/dia supervisionados por docentes fisioterapeutas do curso. São desenvolvidas atividades como: grupo de gestantes, grupo de promoção da saúde, reuniões de equipe e atendimentos domiciliares interdisciplinares. São realizados também encontros de educação permanente junto com a equipe. É importante enfatizar que o curso de fisioterapia tenta incluir-se ao máximo durante o seu período de práticas supervisionadas na agenda de atividades e de campanhas organizadas pelo serviço de saúde municipal para a UBS. Portanto, campanhas de vacinação, pesagem, cadastramento do Programa Bolsa Família e atividades junto a comunidade para a promoção da saúde como o troca-troca de alimentos são alguns exemplos dessa promissora interação ensino-serviço. IMPACTOS: É possível destacar que o nível primário de atenção à saúde é um local em que deve se fazer presente não somente a figura de um profissional fisioterapeuta, mas equipes multiprofissionais que desenvolvam práticas interdisciplinares com vistas a integralidade. A inclusão dos alunos nestas práticas fazem com que o mesmo perceba as reais demandas dos usuários,o que não é tarefa fácil, mas pode ser facilitada se a equipe junto aos docentes atuam de maneira harmoniosa, fazendo uso de condutas de campo, mas também de núcleo profissional, discutindo propostas terapêuticas através da clínica ampliada e talvez possibilitando aos discentes o interesse por um nicho que ainda não tem o devido interesse. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Deve-se destacar a necessidade de inclusão do acadêmico com diferentes cenários e necessidades para assim desenvolver ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação/cura de doenças/agravos de forma individual e coletiva, englobando somente a fisioterapia ou desempenhando ações de interdisciplinares e intersetoriais em saúde para modificar a visão apenas curativista do fisioterapeuta.