PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS NA COMUNIDADE

Autores

  • Luciano Xavier Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Camila Santos Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Débora Ramos de Araújo Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Guilherme Rodrigues Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Resumo

INTRODUÇÃO: As quedas em idosos apresentam-se como relevante problema de saúde pública e tem demandado atenção das equipes de saúde, por afetar a qualidade de vida e saúde dos idosos e familiares. Portanto, na perspectiva de promoção da saúde e prevenção de agravos, os acadêmicos do segundo ciclo de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe- Campus Prof. Antônio Garcia Filho, no módulo Práticas de Ensino na Comunidade (PEC), vinculada a uma Unidade Básica de Saúde(UBS) do município de Lagarto-Sergipe realizaram a ação “Prevenção de Quedas em Idosos na Comunidade”. Os objetivos foram reduzir o risco de quedas em idosos, promovendo socialização e a troca de experiências referentes a episódios de quedas, sensibilizando e orientando os idosos e cuidadores sobre os riscos de quedas e estratégias de prevenção. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A ação, realizada em uma praça pública, foi dividida em duas etapas. Inicialmente em uma roda de conversa em subgrupos, tendo como recurso um espelho dentro de uma caixa, de modo que ao abri-la os idosos viam seu próprio reflexo. Então o idoso era estimulado a falar a partir de questões norteadoras como: “Essa pessoa já caiu?”, “E como foi essa queda?”, “Tem medo de cair?”. Após este momento imagens com situações de risco e prevenção de quedas no contexto domiciliar foram expostas para os participantes e estes pontuavam o que visualizavam. Os discentes responsáveis pelo subgrupo faziam as ponderações pertinentes. A segunda etapa consistiu na montagem de um mural. Reunidos em grupo maior formado por aqueles advindos da primeira etapa, os idosos classificaram em certo (verde no mural) as imagens que corresponde à prevenção de queda e errado (laranja no mural) imagens que representam risco de queda. IMPACTOS: Durante a dinâmica do espelho, foi perceptível variação na expressão facial dos idosos. Alguns ficaram surpresos, outros sorriram. Em ambos os casos seguiram-se relatos de casos de quedas, medos e dúvidas. A passagem por esta etapa familiarizou os idosos com a temática. Durante a montagem do mural, foram ativos e demonstraram o conhecimento construído ao colarem as figuram e identificarem com clareza os riscos de quedas e forma de prevenção presentes nas imagens. Alguns aproveitaram o ensejo para compartilhar suas experiências com quedas, reforçando a importância de desenvolver ações que conduzam ao conhecimento relacionado ao evento. Os membros da equipe da UBS ressaltaram a importância da ação, bem como a satisfação com a qualidade da participação dos idosos durante a programação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A realização deste trabalho exigiu esforço, dedicação, e desafio para a execução da ação planejada, possibilitando deste modo que os resultados correspondessem aos objetivos traçados, sobretudo priorizando uma abordagem dialógica, alinhada à promoção de saúde. Os idosos construíram conhecimento acerca da temática visualizando-se como corresponsáveis no cuidado em saúde e os acadêmicos, a partir da vivência, aprimoraram os conhecimentos relacionados à educação e planejamento em saúde e quedas em idosos, contribuindo para a formação critico-reflexiva.