PROJETO ADOTE UMA CRIANÇA

Autores

  • Kelly R S Andrande ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
  • Luciana Bilitario Macedo ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
  • Mayana A B Souza ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA

Resumo

INTRODUÇÃO: Baseando-se em um projeto pedagógico que utiliza uma metodologia ativa direcionada ao aluno como sujeito da aprendizagem e apoiada no professor como facilitador deste processo, a graduação em Fisioterapia busca formar profissionais generalistas e humanistas, capacitados a atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Nesse contexto, o “Projeto Adote uma Criança” é uma atividade complementar que tem como objetivos aperfeiçoar a habilidade de avaliação pelo aluno e promover uma visão na prática do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças hígidas DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Os discentes são divididos em grupos de três e orientados a buscar em suas relações pessoais crianças hígidas com até 8 meses de idade. O DNPM destas crianças é avaliado e observado por aproximadamente 2 meses. As duas visitas acontecem no domicilio do infante, sendo que na primeira deve ser realizada a anamnese e exame físico. Na visita seguinte, verifica-se a evolução das aquisições do DNPM durante o período de acompanhamento através da realização do segundo exame físico da criança. De acordo com os dados coletados, os alunos elaboram uma ficha de avaliação e uma apresentação oral com a descrição de todas as informações e devem entregar três relatórios aos docentes: dados da anamnese (1º relatório), exame físico (2º relatório) e comparativo evolutivo da 1ª e 2ª avaliação (3º relatório). A apresentação oral deve abordar o conteúdo dos relatórios em formato de slides, ilustrado por fotos e vídeos realizados durante o período observacional IMPACTOS: Os discentes descrevem a experiência como enriquecedora, complementar e necessária. Os docentes percebem interesse e envolvimento dos acadêmicos na realização do projeto, melhor integração dos conteúdos, refletindo positivamente no processo de aprendizagem CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este projeto integra o processo de ensino-aprendizagem com os discentes, desenvolvidas pelo Curso de Fisioterapia. Ressalta-se o aprendizado por parte dos alunos e a ampliação do seu olhar e do seu papel como agente multiplicador na área de saúde