PROJETO “CEGONHA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Eliane Machado UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
  • Marcelly Barbieri UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
  • Wagner Teixeira UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
  • João Galdino UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
  • Nathany Patricia Branco UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
  • Luciana Rangel UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
  • Mariane Fernandes UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
  • Taís Cruz UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

Resumo

INTRODUÇÃO: O Projeto Educação em Saúde (PES) da Universidade Castelo Branco/RJ, tem como principal objetivo a inserção dos discentes na Atenção Primária à Saúde, através do estágio supervisionado. Durante o período de estágio na UBS, foi organizado pelos alunos o projeto “Cegonha”, voltado para gestantes da comunidade local. Foram preparadas reuniões que abordavam informações em saúde, buscando conscientizar as futuras mamães sobre os cuidados na gravidez, alterações físicas comuns neste período e prevenção de doenças como Hipertensão e Diabetes Gestacional. Este projeto servirá como matriz para a implantação de um grupo semanal, a fim de contribuir com a melhoria na qualidade de vida destas usuárias. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O Projeto foi realizado em uma Unidade de Saúde na zona Oeste do Rio de janeiro, sendo desenvolvido em dois encontros, com cerca de uma hora cada encontro, as gestantes foram convidadas através de informativos entregues pelos ACS e, pessoalmente, na própria Unidade. Um ambiente acolhedor foi preparado para recebê-las e, além de palestras e dinâmicas, foi proporcionado em cada reunião um momento de descontração com sorteios de brindes e Coffee Break. Nos encontros foram abordadas dúvidas frequentes na gestação utilizando a dinâmica “fala sério ou com certeza!”, instigando as participantes a manifestarem seus conhecimentos sobre os assuntos discutidos, bem como, momentos de relaxamento e exercícios respiratórios. Também foram realizadas rodas de conversa sobre a importância das consultas pré-natais para a saúde materna e do bebê e sobre doenças que podem surgir na gravidez, como Hipertensão e Diabetes gestacional, patologias de grande incidência nesta população. Sempre ao final de cada encontro as gestantes podiam usufruir de massagem nos pés e ombros, como também puderam confraternizar com todo o grupo. IMPACTOS: Inicialmente, os acadêmicos encontraram dificuldades na coleta de dados sobre as gestantes junto a Unidade de Saúde, pois as informações fornecidas eram imprecisas, dificultando assim, a divulgação do projeto. Além disso, surgiram incertezas sobre o espaço físico em que ocorreriam as reuniões, pois havia a preocupação por tratar-se de um público específico, que merecia um acolhimento diferenciado. No primeiro encontro, as gestantes mostraram-se tímidas durante as atividades, mas após as dinâmicas, a interação com o grupo foi ocorrendo naturalmente. No segundo momento, os acadêmicos sentiram-se mais motivados a realizar o projeto devido maior adesão pelas participantes. Apesar das dificuldades encontradas ao longo do processo, o trabalho foi positivo tanto para os acadêmicos quanto para as usuárias, que relataram ter esclarecido diversas dúvidas. Os encontros proporcionaram maior confiança dos acadêmicos ao vislumbrarem a possibilidade do grupo dar certo, bem como uma maior adesão das gestantes ao projeto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Para os Acadêmicos, o projeto “Cegonha” foi uma experiência de grande aprendizado, sinalizando a importância da educação em saúde para a qualidade de vida na gravidez. Este projeto será utilizado como matriz para realização de trabalhos que contemplem a saúde da mulher gestante na Atenção Básica e a efetivação de um grupo voltado pra essas usuárias.