EFEITOS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE A RESPEITO DA SÍNDROME DO IMOBILISMO

Autores

  • Cinthia Yumi Ide Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Monique Dalletezze Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Jéssica de Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Andressa Gomes Frazão Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Lígia Muniz de Souza Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • André Moraes da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Suzi Rosa Miziara Barbosa Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Resumo

INTRODUÇÃO: A Universidade Aberta a Pessoa Idosa (UnAPI) é um projeto de extensão da PREAE / UFMS , que está em seu 3° ano de execução e proporciona momentos de educação em saúde aos idosos que é de fundamental importância no processo de trocas de experiências entre os acadêmicos e os idosos, estimulando assim a participação ativa nos debates. Durante três dias da semana são realizados encontros com os idosos onde eles participam de oficinas de habilidades, informática e pilates, sendo que em dois encontros da semana são realizadas palestras de educação em saúde antes das oficinas, onde são abordados temas sugeridos pelos idosos e pelos acadêmicos que participam do projeto. A Síndrome do Imobilismo consiste em um conjunto de sinais e sintomas resultantes da supressão de todos os movimentos articulares decorrentes de algum acidente, na qual o idoso fique imóvel por muito tempo. Essas alterações podem afetar todos os sistemas do corpo e seus efeitos comprometem a funcionalidade do paciente, impedindo a interação e participação deste indivíduo na sociedade, podendo também modificar o seu estado emocional. OBJETIVOS: Avaliar como o idoso absorvem as informações a eles transmitidas, e se esse método esta trazendo melhorias a sua vida. Fazendo com que esse conhecimento adquirido seja absorvido e transformado em mudanças na vida deles. METODOLOGIA: Foi elaborado e aplicado um questionário dissertativo antes e depois educação em saúde onde foi abordado o tema síndrome do imobilismo. Este contendo quatro questões norteadoras sobre o assunto, como oque é, quais os fatores e as consequências e o tratamento para a Síndrome do Imobilismo. RESULTADOS: O questionário foi respondido por 17 idosos. Antes de ser apresentado sobre a síndrome do imobilismo 47% dos idosos possuíam um conhecimento prévio do assunto e 59% dos idosos questionados desconheciam do assunto, ao final da apresentação os idosos responderam novamente e contatamos que 100% dos que tinham conhecimento prévio ampliaram seu conhecimento em relação à síndrome do imobilismo. Já os que desconheciam do assunto, 35,4% conseguiram entender o tema e 23,6% não compreenderam. CONCLUSÃO: Concluímos que o procedimento de ensino através da Educação em saúde desencadeia benefícios, proporcionando aos idosos um amplo saber sobre o processo de envelhecimento e os hábitos de vida que podem vir a prevenir grandes agravos.