A METODOLOGIA ATIVA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS DURANTE A GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Larissa Costa de Oliveira ESTÁCIO/FAL
  • Carilane Barreto da Silva ESTÁCIO/FAL
  • Vanessa Lobo de Carvalho ESTÁCIO/FAL

Resumo

INTRODUÇÃO: A atuação do docente como mero transmissor de informação demonstra certa precariedade do ensino, pois a Instituição de Ensino Superior (IES) é o espaço onde o pensamento livre, reflexivo e questionador é essencial para a formação dos futuros profissionais de saúde e pesquisadores. A postura docente quanto a sua metodologia vem sendo questionada na facilitação do aprendizado, pois o discente deve portar-se como sujeito ativo no processo de construção de novas ideias e de sua própria aprendizagem. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O Centro Universitário Tiradentes – UNIT da cidade de Maceió – Alagoas, possui em sua estrutura curricular a disciplina de Práticas Investigativas. Essa disciplina possui o objetivo de estimular o discente a ter um comportamento autônomo no processo de construção de sua aprendizagem por meio da produção de pesquisas científicas. A disciplina de Práticas Investigativas abordou inicialmente a importância de produzir trabalhos científicos, apresentando toda metodologia utilizada para sua construção de um artigo científico. Posteriormente, foi proposto ao aluno identificar um tema de seu interesse dentro da área de formação acadêmica para a confecção do trabalho, permitindo ao discente contato direto com a produção científica, desde a produção do pré-projeto, submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIT, coleta e análise dos dados, construção do artigo e banner para apresentação em evento na UNIT. Destaca-se que todo processo teve acompanhamento da docente da disciplina. IMPACTOS: A experiência vivenciada da disciplina ministrada no 3º período do curso de fisioterapia é intensa e inovadora, visto que o aluno sai do contexto de aprendizagem técnica da sala de aula, sendo exposto a situações novas e reais do cotidiano de sua área de formação.O trabalho solicitado foi elaborado durante 5 meses, possibilitando a aquisição de conhecimento e apresentando aos discentes uma nova perspectiva no seu processo de formação da produção científica. Esse fato tornou-se perceptível ao relato dos alunos que após a conclusão do trabalho se sentiam mais estimulados e desejosos por produzir novas pesquisas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A disciplina proporciona um aumento no número de pesquisas na área de Fisioterapia. Os discentes sentiram-se motivados ao interagirem com os participantes da pesquisa podendo contribuir enquanto cidadão e fixando na prática os preceitos bioéticos antes da vivência do trabalho de conclusão de curso - TCC. Tornou-se perceptível a importância da utilização de técnicas da metodologia ativa no processo de formação dos discentes possibilitando um conhecimento amplo e vinculado a realidade que os mesmos irão se deparar quando estiverem no campo da pesquisa cientifica em esferas da pós graduação e de pesquisas profissionais.