APLICAÇÃO DA CIF E SUA CORRELAÇÃO COM INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EM ORTOPEDIA DURANTE PRÁTICA SUPERVISIONADA EM FISIOTERAPIA APLICADA A ORTOPEDIA

Autores

  • Jader Pereira de Farias Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Camila Benigno Biana UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Heloisa Suzane de Sá Matos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Saulo da Cunha Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Leonardo Yung dos Santos Maciel UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Resumo

INTRODUÇÃO: Atualmente, existe na prática clínica inúmeras ferramentas de avaliação o que torna um arduo trabalho para os investigadores e clínicos selecionar a ferramenta mais apropriada para seus estudos e interpretações práticas, dificultando comparações e conclusões científicas e clínicas. A seleção de adequados instrumentos de avaliação contendo conceitos que possam ser correlacionados a CIF pode ajudar na interpretação e comparação dos resultados de diferentes estudos, bem como a facilitar a associação entre a intervenção utilizada e o instrumento de avaliação. Objetivo: correlacionar instrumentos de avaliação em ortopedia conceituados a CIF. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Entre março e abril de 2015, foram reunidos pelos alunos da prática supervisionada em Fisioterapia Aplicada a Ortopedia da Universidade Federal de Sergipe os questionários de avaliação mais conceituados e utilizados para avaliação de cada articulação, das estruturas adjacentes e da função comprometida, sendo selecionados ao todo, nove questionários, para membros superiores, coluna e membros inferiores, respectivamante: DASH, PSS, PRTEE, Owestry, NDI, Rolando-Morris, NAHS, escala de disordem do joelho e AOFAS. Após a seleção dos questionários, foi feita a correlação dos mesmos com a CIF por diferentes grupos subdividos durante a prática, seguindo os conceitos e regras de correlação pré estabelecidos na literatura. Por fim, houve uma discursão sobre todo o processo e a correlação gerada entre os alunos, gerando um aprofundamento no conhecimento da CIF, suas categorias e domínios. IMPACTOS: O desenvolvimento dentro de um ambiente de prática clínica por alunos que têm que lidar com a reabilitação do paciente, muitas vezes pela primeira vez, de um trabalho que ajude o aluno a correlacionar sua prática, avaliação e reavaliação do paciente a instrumentos já existentes na literatura e a CIF ajuda o mesmo a entender e a utilizar ambas as ferramentas no ambiente de trabalho, gerando um conhecimento mais aprofundado sobre a CIF e como seu uso pode retirar o foco da doença em si e suas consequências e colocá-lo no componente de saúde e funcionalidade, além do que permite por meio dessa correlação, a redução da limitação gerada pela ferramenta de avaliação e reavaliação, que comumente permite comparação intrapaciente, e a comparação dos resultados entre os diversos pacientes do setor através da CIF. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Consideramos a correlação da CIF a instrumentos de avaliação dentro da prática supervisionada um experiência inicial e mais aprofundada do aluno com o uso da CIF na prática clínica, proporcionando, de forma dinâmica e participativa, o estudo da CIF pelo corpo acadêmico e o incentivo a utilização da mesma pelos futuros profissionais em formação.