APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA SOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO QUESTÕES INTERDISCIPLINARES NA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Fátima Del Fava UFMS

Resumo

INTRODUÇÃO: Como mudar as práticas pedagógicas de todos para que o processoensino-aprendizagem ocorra de maneira que estimule o aluno a construir o próprio conhecimento de forma integrada e não fragmentada em suas especialidades? O curso de Fisioterapia da UFMS foi elaborado a partir nas novas diretrizes curriculares ((RESOLUÇÃO CNE/CES 4, DE 19DE FEVEREIRO DE 2002, do Curso de Fisioterapia). Apesar de ter um projeto pedagógico inovador muitos ainda são os entraves para que este projeto seja plenamente implementado. Um dos entraves é o de abandonar a visão das grandes especialidades (músculo-esquelética, neurológica, respiratório, cardiovascular, etc). Apesar das disciplinas do curso terem como abordagem as diferentes Saúdes (da mulher, do adulto, do idoso, da criança, do atleta) o conteúdo ainda é fragmentado e restrito as especialidades. Os alunos irão vivenciar as práticas na interdisciplinaridade quando estão no estágio supervisionado, etapa que ocorre apenas no último ano de graduação. Mesmo nesta etapa ainda há grande dificuldade de se assistir aos indivíduos de forma integral se ainda o conhecimento é parcelado por especialidades. O grande desafio é mudar este paradigma e proporcionar aos alunos e professores modos de construção do conhecimento interdisciplinar e integrado, para solucionar não danos associados apenas ao processo das doenças por especialidades, mas no contexto de se trabalhar o indivíduo como um ser em sua totalidade.Pelas novas diretrizes curriculares o professor deve estimular a formação de um aluno crítico e para isto deve fugir das metodologias tradicionais. Metodologias sócio-construtivistas são ferramentas essenciais para a construção deste novo perfil de aluno. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Participaram deste projeto 10 professores do curso de Fisioterapia da UFMS campus de Campo Grande – MS e 22 alunos do último ano do curso de Fisioterapia da UFMS. Foram realizados 7 encontros presenciais intercalados com 24 encontros a distância Os professores elaboraram as SPs e suas respectivas ementas para serem desenvolvidas nos encontros presenciais e a distância. Nos encontros presenciais os alunos foram estimulados a elaborarem questões de aprendizagem a partir das SPs. Nas respostas das SPs os alunos foram incentivados a desenvolverem reflexões sobre o cuidado em fisioterapia com enfoque no conhecimento técnico-científico associado a uma abordagem humanística e de integralidade, permeado com as políticas do Sistema Único de Saúde. IMPACTOS: A proposta deste projeto foi solucionar situações-problema (SPs) a fim de desenvolver competências nas diferentes áreas de formação em fisioterapia e desenvolver um olhar integral dos indivíduos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pela avaliação dos alunos e professores o projeto foi relevante para se trabalhar conteúdos integrativos das disciplinas de fisioterapia, e que deveria ser uma atividade prática contínua em todos os anos do curso de fisioterapia. Para os professores ficou o aprendizado de uma metodologia poderosa de amplificação do conhecimento, sendo que, as contribuições de cada professor foram mais enriquecedoras quando o professor dominava a ementa das SPs. O projeto propiciou uma abordagem ampliada do cuidado em fisioterapia e desenvolveu a habilidade do aluno em integrar conhecimentos de diferentes áreas atuação. Por fim, surge uma proposta de continuidade do projeto que abrace todos os anos do curso de fisioterapia.